Confira os planos da Renault: SUV médio é promessa
Grupo Renault (que conta também com Dacia, Alpine e Lada) terá 24 lançamentos até 2025, sendo 10 dos veículos modelos 100% elétricos
Grupo Renault (que conta também com Dacia, Alpine e Lada) terá 24 lançamentos até 2025, sendo 10 dos veículos modelos 100% elétricos
Após a aprovação do Conselho de Administração, Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, apresenta o seu novo plano estratégico “Renaulution”, com o objetivo de mudar a tática do Grupo Renault de volumes para valor. Confira as novas diretrizes fabricante e o que podemos esperar de produtos.
LEIA MAIS
O plano está estruturado em 3 fases, lançadas em paralelo:
Serão estratégias para recuperar a competitividade do Grupo Renault:
Uma nova organização vai implementar este plano: lideradas pela engenharia, as funções são responsáveis pela competitividade, custos e time-to-market dos produtos das marcas. De acordo com esta organização orientada para o valor, a empresa não vai mais se basear em participações de mercado e vendas para mensurar sua performance, mas se baseará na lucratividade, geração de caixa e eficiência dos investimentos.
O plano Renaulution vai assegurar a lucratividade sustentável do Grupo, mantendo sua trajetória em relação ao compromisso de ter uma pegada de carbono zero na Europa até 2050.
O CEO do Grupo Renault, Lucas Meo, comentou:
Mais do que uma recuperação, trata-se de uma profunda transformação do nosso modelo de negócios.
Assentamos fundações firmes e equilibradas para a nossa performance. Racionalizamos nossas operações começando pela engenharia, ajustando o nosso tamanho quando necessário, realocando nossos recursos em produtos e tecnologias com alto potencial.
Este aumento na eficiência vai alimentar nossa futura gama de produtos: recheada de tecnologias, eletrificada e competitiva. E isso vai alimentar a força das nossas marcas, cada uma com seus próprios territórios, claros e diferenciados, responsável por sua lucratividade e satisfação do cliente.
Vamos passar de uma empresa de carros que trabalha com tecnologia para uma empresa de tecnologia que trabalha com carros, fazendo pelo menos 20% de sua receita a partir de serviços, tratamento de dados e comercialização de energia até 2030.
O plano Renaulution inclui os seguintes elementos:
Racionalização das plataformas de 6 para 3 (com 80% dos volumes do Grupo baseados em três plataformas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi) e motores (de 8 para 4 famílias). Ressaltando que todos os modelos a serem lançados com base em plataformas existentes chegarão ao mercado em menos de 3 anos.
Crescimento da presença internacional da Renault para negócios de altas margens principalmente na América Latina, Índia e Coreia, alavancando nossa competitividade na Espanha, Marrocos, Romênia, Turquia e criando mais sinergias com a Rússia.
Este novo modelo criará um portfolio de produtos reequilibrado e mais lucrativo, com 24 lançamentos até 2025 – metade deles nos segmentos C/D – e pelo menos 10 veículos 100% elétricos.
Como parte de sua estratégia, a marca vai aumentar o seu mix de segmentos com uma ofensiva no segmento C (7 modelos) e fortalecer suas posições na Europa, além de focar em canais e segmentos lucrativos em mercados-chave, como América Latina e Rússia.
Durante a apresentação, Luca Di Meo falou do Dacia Bigster, conceito que antecipa um crossover acima do Duster para os próximos anos. Isso significa a marca terá um novo SUV com porte para encarar modelos como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.
Por fim, o plano estratégico listou missões ligadas à mobilidade:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |