Pneu de carro em moto: entenda os perigos da prática
Apesar dos testes publicados na internet, especialista alerta que a prática é insegura; risco de desgaste irregular e negativa de seguro também são contras
Apesar dos testes publicados na internet, especialista alerta que a prática é insegura; risco de desgaste irregular e negativa de seguro também são contras
Das inúmeras polêmicas envolvendo pneus, esta é uma das mais quentes. Há, no Youtube, diversos depoimentos de fervorosos defensores da adoção de pneu de carro de passeio aplicados na roda traseira de motos do tipo custom, que possuem garfos dianteiros mais longos, inclinados para frente e bancos mais baixos.
Várias combinações foram testadas e até mesmo “recomendadas”: Honda Shadow 600 montada com 175/65R14, Kasinski Mirage 250 e Yamaha Virago 250 com 165R15 ou 5.60/15 (utilizados originalmente no VW Fusca), Yamaha Drag Star 650 e Suzuki Boulevard C1500 com 185/65R15, 195/55R15 e até 205/50R15.
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Os argumentos dos que defendem tal alteração são sempre os mesmos: o custo de um pneu de passeio versus o custo de pneu traseiro de uma custom original chega a ser até três vezes menor, o seu uso acaba por proporcionar maior conforto ao motorista e maior durabilidade do produto. Além disso, a estabilidade e o comportamento da moto não são afetados de forma significativa e os pilotos se adaptam rapidamente às eventuais alterações.
Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, explica que inicialmente é preciso atentar para as diferenças de construção de pneus de motocicletas e de carros, que não são poucas:
Pneus de motos são geralmente diagonais, com coroa (porção que compreende a banda de rodagem) arredondada e normalmente possuem mais de um composto de borracha em sua banda, o que permite níveis diferentes de aderência em retas, curvas e curvas fechadas. Suas laterais são bastante rígidas, sendo bem difícil dobrá-las.
Já pneus de passeio em sua grande maioria são radiais, possuem coroas planas e são normalmente construídos com apenas um composto de borracha em sua banda de rodagem. Suas laterais já são bastante maleáveis quando comparados aos pneus de duas rodas.
Segundo o especialista, embora haja uma boa razão por trás de cada uma dessas características, o fato de as motocicletas custom terem um estilo de condução diferenciado – não inclinando tanto na hora de efetuar curvas e mantendo-se bastante “em pé” – acaba viabilizando o uso de pneus de passeio.
O fato é que usar pneu de carro em motos, além de não recomendado, passa por cima de algumas questões técnicas importantes:
“Muitos os adeptos dessa prática perigosa acreditam que a recomendação de um modelo específico de pneu é apenas de uma questão comercial, o que não é verdade. Mas se ainda for necessário fornecer mais algum argumento, há um risco real de uma seguradora recusar a cobertura de um sinistro caso a motocicleta tenha uma alteração deste tipo”, conclui Astolfi.
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Já faz 10 anos que ando de moto com pneu de carro e a moto ganhou muito mais segurança, estabilidade e atrito ou seja, não derrapa em curvas. Eu aprovo pneu de carro sim. Só alegria
Saudações. A questão é lógica. Aqui em SP se a fiscalização te pegar com pneu liso (moto para o Pateo), foi meu caso. Pneu da minha moto 130/90/15, quase impossível de achar e quando achar média de 1200,00.
Não gosto disso, mas devo chutar a canela da técnica e comprar um pneu de carro sim, fiquei ouvindo isso e passei a economizar para comprar um pneu. Resultado, não deu tempo fui parado na fiscalização antes de conseguir comprar o custo total de pateo guincho e multas 980,00.
Se tivesse ouvido a Irmandade tinha instalado pneu de carro e tinha passado batido na fiscalização. E, quer saber, põe o pneu de carro e anda com cautela e já era. Cada qual sabe onde o sapato aperta.
Parece que fui um pouco confuso nos meus termos anteriores, vou esclarecer, … decidi ouvir os técnicos e passei a economizar para comprar o pneu 130/90/15 (original da moto) mas não deu tempo de comprar fui parado antes na fiscalização e tomei um prejuizo com multas, guincho e estadia no Pateo de quase 800 reais.
Deveria ter ouvido a Irmandade e comprado um pneu de carro. Tinha escapado de todo esse prejuizo.
Qual o pneu de carro e marca mais indicado para Shadow 750
Total FALTA DE VERGONHA NA CARA dos fabricantes de pneu. Além de os pneus de moto serem bem mais caro que os de carro,-injusticadamete- visto que o pneu de moto usa muito menos matéria prima do que um pneu de carro.
E entre as próprias motos, quando falamos em motos CUSTOM por exemplo, é muito mais caro. Um pneu de aro 15 por exemplo, é muito difícil de achar, e chega ser quase três vezes mais caro que um pneu aro 16 da mesma marca e com as mesmas características. Isso é uma vergonha, e sou totalmente a favor da utilização de pneus alternativos.
Verdade,hoje o pneu 130/90/15 desapareceu do mercado, um absurdo.
Pelo que estou pesquisando o pneu de carro na moto tem que ser o diagonal que são mais rígido,o radial é muito macio nas laterais.
Esses fabricantes de pneus de moto tem que parar de explorar os bolsos dos motociclistas. Além dos pneus durarem pouco, são 3 ou 4 vezes mais caros do que um pneu de carro. Gastei 2.100,00 com o par de pneus de minha custom. Rodei 15.000 e o traseiro já está chegando no osso. Com certeza vou substituí-lo por um pneu de carro.
O Felipec do Road Garage foi do Ushuaia ao Alasca com pneu de carro na Harley Davidson, sem nenhum incidente. Só posso crer que o pneu é adequado para motos custom que rodam sem muita inclinação.
Ia citar o mesmo caso concreto, Walter. Ia marcar o Filipec perguntando: você conta ou nós contamos? Mas você já falou por todos.
Ótima oportunidade para as fabricantes de pneus para custom repensarem os preços praticados. Abcs.