Polestar 3 estreia com direito a sistema operacional Nvidia
SUV da divisão de luxo da Volvo, Polestar 3, vai além da eletrificação e ganha OS para gerenciar sistemas de condução
SUV da divisão de luxo da Volvo, Polestar 3, vai além da eletrificação e ganha OS para gerenciar sistemas de condução
O Polestar 3 acaba de ser apresentado e deve estrear nas lojas europeias em breve. O SUV da divisão de luxo da Volvo é mais um utilitário cupê e 100% elétrico, que já existem aos montes. No entanto, este automóvel tem um elemento que o difere dos demais: um sistema operacional.
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Isso mesmo, assim como o computador ou celular que o caro leitor(a) utiliza neste momento para ler este texto, o Polestar 3 recebeu um sistema operacional, batizado Nvidia Drive. Ele desenvolvido pela empresa que ficou famosa por suas placas de vídeo e que agora quer se tornar referência em automóveis inteligentes.
O sistema operacional é responsável pelo computador central do automóvel e gerencia as funções de inteligência artificial. Na prática, ele consegue agregar funções de condução e assistentes. Assim, um único sistema é capaz de receber todos os dados de sensores e radares e determinar os comandos das ferramentas de segurança ativa e passiva.
Ou seja, tudo que até ontem o motorista tinha que fazer numa situação de risco para tentar evitar o pior, o Nvidia Drive é capaz de enxergar e tomar decisões e milésimos de segundos.
Para isso, o Polestar 3 conta com hardware Qualcomm. A gigante dos processadores de smartphones desenvolveu o Snapdragon Cockpit, justamente para aplicação automotiva. Além de monitorar o aparato de assistência à condução, o computador do SUV ainda atua na geração de imagens para as telas de alta definição, sistema de áudio e outros recursos. É como se o carro se tornasse um iPhone com rodas.
O Polestar 3 também é equipado com sistema Android Automotive OS, que gerencia as funções de multimídia e navegação. Trata-se do mesmo sistema que já é utilizado em modelos como XC40 Recharge e C40 Recharge. Completa o pacote tecnológico o sistema de atualizações Over the Air (OTA), que além de trazer updates para os softwares do carro, pode inclusive ajustar parâmetros de potência e distribuição de energia das baterias.
E por falar em propulsores e pilhas, o SUV é equipado com dois motores que podem entregar 489 cv e 84 kgfm de torque, na versão “básica” ou 517 cv e 91 kgfm na configuração Performance Pack, vendida como opcional.
Com tração nas quatro rodas esse SUV elétrico é alimentado por baterias de 111 kWh, que segundo a fabricante sueca garante até 607 km de autonomia. As células contam com sistema de refrigeração líquida e bomba de calor para manter a temperatura sempre ideal e não comprometer o desempenho do conjunto.
Já o conjunto de suspensão conta com sistema pneumático de câmara dupla. Os amortecedores contam com gerenciamento eletrônico, que permite controlar a carga e também a velocidade dos componentes.
Por dentro, o Polestar 3 é minimalista. O SUV conta com um quadro de instrumentos digital flutuante. Basicamente uma tela retangular, sem molduras, para exibição dos dados de condução.
Ao centro, o SUV ostenta uma gigantesca tela vertical, que concentra todas as funcionalidades do modelo, assim com climatização, navegação, multimídia, dentre outros. Até mesmo o botão do pisca alerta foi eliminado e se tornou um pequeno icone na base da tela.
Como o C40 e XC40, não há botão de partida. Basta estar com a chave no bolso, para quem o carro esteja apto para direção. É só girar o seletor da transmissão e acelerar.
Completa o pacote o sistema de áudio 3D Bowers & Wilkins, com 25 alto-falantes. Conteúdos que justificam seu preço de 90 mil euros. Só faltaram mesmo as teclas Ctrl, Alt e Del. Vai quê…
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Meu….. tive um ataque de risos….. pelo Ctrl+Alt+Del. Legal.
E vai vir ao Brasil???