Carro autônomo da Waymo comete infração na Califórnia, mas a polícia não pôde multar por falta de motorista humano
Durante uma patrulha policial voltada para motoristas sob efeito de álcool na Califórnia, policiais flagraram um carro autônomo da Waymo cometendo uma infração de trânsito. O carro, que faz parte da frota de robô-táxis, realizou uma conversão irregular em um semáforo. Como não havia nenhum motorista humano no carro, a questão que se levantou foi a seguinte: Quem leva a multa?
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Devido à falta de um motorista, os policiais não puderam emitir a multa de trânsito. A única solução foi notificar diretamente a Waymo. A Waymo informou a empresa da falha e autoridades recomendaram uma reprogramação no sistema para evitar futuras infrações.
O caso trouxe à tona uma brecha nas leis atuais, que aplicam multas somente aos motoristas humanos, deixando impunes as infrações feitas por veículos autônomos. Essa lacuna cria um impasse nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia, pois tem um alto volume de veículos autônomos circulando em suas grandes cidades. Julia Ilina, a porta-voz da Waymo, afirmou que a empresa projeta os carros para respeitar as leis de trânsito e sempre os monitora.
“Estamos analisando essa situação e estamos comprometidos em melhorar a segurança no trânsito por meio de nossos aprendizados e experiências contínuas”, disse Ilina.
Uma nova lei, vinda do Projeto de Lei 1777, foi sancionada no ano passado. Ela permitirá que policiais reportem irregularidades de veículos autônomos ao Departamento de Veículos Motorizados (DMV). No entanto, alguns críticos argumentam que o legislativo enfraqueceu a versão final da lei e ela não prevê multas diretas, apenas relatórios de não conformidade. O mercado reconhece o estado da Califórnia como mais brando em relação a outros estados americanos.
Estados como o Texas e o Arizona já têm leis que permitem aplicar multas ao proprietário do veículo que cometer a infração, mesmo que não haja um condutor a bordo. O caso reforça a discussão de leis e segurança viária na era da direção autônoma.
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