Polícia aborda carro autônomo, mas não encontra motorista para receber multa

Carro autônomo da Waymo comete infração na Califórnia, mas a polícia não pôde multar por falta de motorista humano

taxi autônomo da Waymo
A Waymo foi notificada pela polícia por causa de uma infração (Foto: Terry Chea | AP file)
Por Tom Schuenk
Publicado em 03/10/2025 às 11h00

Durante uma patrulha policial voltada para motoristas sob efeito de álcool na Califórnia, policiais flagraram um carro autônomo da Waymo cometendo uma infração de trânsito. O carro, que faz parte da frota de robô-táxis, realizou uma conversão irregular em um semáforo. Como não havia nenhum motorista humano no carro, a questão que se levantou foi a seguinte: Quem leva a multa?

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Devido à falta de um motorista, os policiais não puderam emitir a multa de trânsito. A única solução foi notificar diretamente a Waymo. A Waymo informou a empresa da falha e autoridades recomendaram uma reprogramação no sistema para evitar futuras infrações.

O caso trouxe à tona uma brecha nas leis atuais, que aplicam multas somente aos motoristas humanos, deixando impunes as infrações feitas por veículos autônomos. Essa lacuna cria um impasse nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia, pois tem um alto volume de veículos autônomos circulando em suas grandes cidades. Julia Ilina, a porta-voz da Waymo, afirmou que a empresa projeta os carros para respeitar as leis de trânsito e sempre os monitora.

“Estamos analisando essa situação e estamos comprometidos em melhorar a segurança no trânsito por meio de nossos aprendizados e experiências contínuas”, disse Ilina.

Novas leis de trânsito

Uma nova lei, vinda do Projeto de Lei 1777, foi sancionada no ano passado. Ela permitirá que policiais reportem irregularidades de veículos autônomos ao Departamento de Veículos Motorizados (DMV). No entanto, alguns críticos argumentam que o legislativo enfraqueceu a versão final da lei e ela não prevê multas diretas, apenas relatórios de não conformidade. O mercado reconhece o estado da Califórnia como mais brando em relação a outros estados americanos.

Estados como o Texas e o Arizona já têm leis que permitem aplicar multas ao proprietário do veículo que cometer a infração, mesmo que não haja um condutor a bordo. O caso reforça a discussão de leis e segurança viária na era da direção autônoma.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário