Este é o Volkswagen Polo 1.0 MPI 2023, o modelo de entrada
Foi feito muito alarde para o lançamento do Volkswagen Polo 2023 com motor 170 TSI, mas na base da gama continua existindo o 1.0 MPI aspirado
Foi feito muito alarde para o lançamento do Volkswagen Polo 2023 com motor 170 TSI, mas na base da gama continua existindo o 1.0 MPI aspirado
Com o fim do Gol iminente e a Volkswagen já confirmando o Polo Track para substituí-lo em 2023, é de se esperar que o novo Polo que estreia agora tenha perdido a versão de entrada. Mas não foi bem assim, o modelo 1.0 MPI, sem um nome para a versão, continua em produção e foi renovada junto dos irmãos mais caros.
Esse Polo de entrada parte de R$ 82.990, valor superior aos R$ 78,5 mil do 1.0 MPI 2022. Ele ganhou o estilo renovado dos irmãos TSI, já vindo de série com faróis full-LED, lanternas escurecidas e novo desenho na dianteira.
Versão | preço |
---|---|
MPI 1.0 | R$ 82.990 |
TSI manual | R$ 92.990 |
Comfortline 170 TSI automático | R$ 102.990 |
Highline 170 TSI automático | R$ 109.990 |
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No pacote de equipamentos do Polo 1.0 MPI 2023 foram incluídos os airbags laterais e portas USB do tipo C. O modelo perdeu o vidro elétrico na traseira. O corte de custos vai além, tanto os bancos dianteiros quanto o traseiro trazem encosto de cabeça integrado e sem regulagem. A exceção fica para o do passageiro central traseiro.
A central Composition Touch é mais simples que a VW Play oferecida como opcional no Comfortline e de série no Highline. Ela traz tela menor, não permite instalar aplicativos e nem receber atualizações remotas. Sua vantagem em relação a central mais cara é ter botões físicos para volume e atalhos, que facilitam a operação com o carro em movimento.
O aspecto do interior é de simplicidade, como é de praxe em todo Volkswagen de entrada. O painel e o volante usam acabamento monocromático cinza, sem ter algum tipo de quebra ou textura diferenciada — como a faixa de plástico pintado dos modelos mais caros. O toque de vivacidade fica nas discretas costuras laranja e detalhes claros dos bancos.
A Volkswagen havia atualizado o motor 1.0 aspirado para atender ao Proconve L7 no início de 2022. Com esse face-lift do Polo, o propulsor da versão de entrada seguiu sem atualizações. Ele produz 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina, o torque é de 10,3 kgfm e 9,6 kgfm respectivamente.
O câmbio segue sendo a caixa MQ200 de cinco velocidades. Como o peso subiu pouco, foi de 1.058 para 1.070 kg, o desempenho do compacto não deve ter sido afetado. O dado que a Volkswagen divulga sobre o desempenho é a velocidade máxima de 173 km/h, a melhor da categoria.
Com esse acerto adotado na linha 2022 o Polo 1.0 MPI ficou mais econômico, fazendo quase 11 km/l no ciclo urbano do Inmetro com gasolina. Confira na tabela abaixo o consumo do modelo atual comparado com o anterior a essa atualização:
Versão | Consumo urbano (km/l) | Consumo rodoviário (km/l) |
---|---|---|
Polo 1.0 MPI 2023 | 9,6 (E) 14 (G) | 10,9 (E) 15,4 (G) |
Polo 1.0 MPI 2021 | 8,8 (E) 12,9 (G) | 10 (E) 14,3 (G) |
Essa simplificada em detalhes como os bancos e a eliminação dos vidros elétricos na traseira podem indicar que o Polo Track será ainda mais simples que o 1.0 MPI. Itens como a central multimídia e os faróis full-LED deverão ser eliminados.
Segundo o Autos Segredos, a simplificação do Polo Track será mais profunda que o corte de equipamentos. O site apura que o carro terá um painel mais simples que o adotado pelos modelos mais caros.
O Polo Track irá substituir o Gol não apenas na gama da Volkswagen como também na fábrica de Taubaté (SP). Essa planta foi adequada em 2022 para poder produzir a plataforma MQB, fazer esse novo carro de entrada e outros modelos futuramente. O resto da linha Polo, incluindo o 1.0 MPI, seguirão feitos em São Bernardo do Campo (SP).
Andamos no Polo 170 TSI, confira as impressões:
Fotos: Eduardo Rodrigues | AutoPapo
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Precisa falar mais alguma coisa: “Novo Polo 2023 vende 7 mil em menos de 2 horas”, em 07/10/2022, no Notícias Automotivas, by Ricardo de Oliveira !
Não acredito que a versão 1.0 TSI manual não vem com conta-giros!
Arrasou! Lacrou! Bafooooo uiii
Ai Bicha…
Formato de Gol, desenho de Gol, e preço de Polo. Parece mais delicado que a versão anterior. Pelo menos deve vir com o exclusivo engate traseiro.?
Se não colocasse o nome seria novo gol!!!
A versão 170 TSI manual é excelente para quem gosta de dirigir !
Vide “Aos órfãos do up! TSI: Polo TSI manual é bem melhor | Impressões” no Auto +
Enquanto o Track não chega ele (o MPI) é a versão de entrada do Polo !
Para 78 mil achava ok. Com 83 mil acho mais interessante hb20 e 208. Mas é questão de gosto. Que é bem melhor que gol, não há dúvidas pra mim.
E que os 2 citados são bem mais recheados (e /ou bem acabados) que ele também…