Governo local suspende engenheiros e pune escritórios após repercussão negativa da obra em Bhopal, na Índia
Uma ponte ferroviária recém-construída em Bhopal, no estado de Madhya Pradesh, Índia, virou polêmica por apresentar uma curva de 90 graus considerada perigosa e mal-planejada. Os engenheiros projetaram a estrutura, localizada próxima ao Estádio Aishbagh, para melhorar a conectividade entre Mahamai Ka Bagh, Pushpa Nagar, a área da estação e Nova Bhopal.
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O trecho extremamente acentuado da ponte gerou um burburinho nas redes sociais e outros veículos de comunicação. Em resposta à repercussão negativa, o governo de Madhya Pradesh suspendeu sete engenheiros envolvidos na obra, incluindo os engenheiros-chefes GP Verma e Sanjay Khande, os engenheiros executivos Javed Shakeel e Shabana Razzaq, o engenheiro assistente Shanul Saxena, o engenheiro adjunto Umashankar Mishra e o oficial seccional Ravi Shukla. A administração também iniciou processos disciplinares contra um engenheiro superintendente aposentado.
O Ministro-Chefe Mohan Yadav ordenou uma investigação e determinou a criação de um comitê para implementar melhorias na ponte. As autoridades colocaram o escritório de arquitetura M/s Puneet Chaddha e a consultora de design M/s Dynamic Consultant em uma lista de exclusão por apresentarem um projeto considerado defeituoso.
Elas justificaram a curva acentuada alegando falta de terrenos disponíveis na região, devido à proximidade com uma estação de metrô. No entanto, sugeriu-se que, com a aquisição de mais área, será possível redesenhar a curva de forma mais gradual, ampliando a largura da ponte em aproximadamente um metro. A inauguração da estrutura só ocorrerá após a correção do problema técnico identificado.
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Aqui em São Paulo, na ponte João Dias – que é integrada por três pontes construídas em épocas diferentes -, a mais antiga delas é usada como conexão direta do bairro com a pista expressa da Marginal Pinheiros.
Para acessar a Marginal adaptou-se nela uma conexão a 90° exatos que, devidamente sinalizado, vem funcionado há mais de três décadas sem graves ocorrências.
Moral da história, e conselho para os indianos: Não precisa botar abaixo, que “tem jeito” sim!
Conheço muito bem a ponte João Dias, porém a curva de 90º não é igual a esse cotovelo da foto…