Enquanto a indústria se volta para os elétricos, marca sueca reforça seu compromisso com motores V8 potentes e o cuidado à precisão
Há mais de duas décadas, a Koenigsegg é referência, já que a marca sueca ajudou a moldar o conceito de hipercarro com sua complexidade, design e motores V8 potentes.
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Enquanto a maior parte da indústria automobilística caminha rumo à eletrificação, a Koenigsegg permanece fiel ao motor de combustão. O V8 biturbo da marca continua evoluindo e, no Sadair’s Spear já entrega 1.603 cavalos de potência.
Outras fabricantes seguem caminhos próprios, como a Cosworth que investe em V12 e V16 de alta rotação com o Gordon Murray T.50. Enquanto isso, a Bugatti aposta na potência híbrida com o Tourbillon. Porém ainda assim, a Koenigsegg não cede.
Christian von Koenigsegg, fundador da empresa, deixou claro que não há planos para lançar um modelo 100% elétrico. Graças a regulamentações da União Europeia que isentam pequenos fabricantes da proibição de novos motores a combustão a partir de 2035, a Koenigsegg pode continuar seguindo seu próprio caminho.
Mais do que uma decisão estratégica, há um valor emocional envolvido. “Nada se compara à sensação de um motor pulsando enquanto você dirige. Um carro elétrico é mais como um robô. O nosso é mais como um animal”, afirmou Christian à Top Gear.
Ele também comparou o momento atual da indústria automobilística à revolução digital na relojoaria. Quando os relógios digitais se popularizaram, muitos pensaram que os mecânicos seriam extintos. No entanto, o valor de algo artesanal e preciso permaneceu, assim como ocorre com os hipercarros da Koenigsegg.
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