A crítica vem do uso do termo “híbrido” por marcas que comercializam veículos com sistema leve de 48 volts, alegando que a prática confunde motoristas
A Toyota criticou abertamente suas concorrentes por rotularem veículos equipados com sistemas leves de 48 volts como “híbridos leves”, alegando que a prática induz motoristas ao erro. Segundo a montadora, essa tecnologia oferece benefícios limitados e não deveria ser comparada aos sistemas híbridos tradicionais.
Sean Hanley, diretor de vendas e marketing da Toyota na Austrália, afirmou que o uso do termo “híbrido” vem sendo distorcido no mercado automotivo. “Boa sorte, pessoal, mas a Toyota vai deixar bem claro o que é um sistema híbrido em termos de eficiência e desempenho e o que é um sistema assistido por 48 volts. Em nossa opinião, isso não representa propulsão híbrida”, declarou.
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Diferentemente dos híbridos convencionais, os sistemas de 48 volts atuam apenas como auxiliares. Eles são compostos por versões mais robustas do motor de partida e alternador, proporcionando ganhos modestos em eficiência de combustível, mas incapazes de mover o veículo apenas com energia elétrica.
A Toyota, que comercializa essa tecnologia sob o nome “V Active” na Austrália, defende que as montadoras têm a responsabilidade de esclarecer as diferenças entre as soluções. “Ao comprar um trem de força assistido de 48 volts da Toyota, como os presentes na Hilux e no Land Cruiser Prado, você não está adquirindo um sistema híbrido. Eles não são híbridos, nem de longe”, reforçou Hanley.
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