Por que um navio da Marinha do Brasil estava na costa da Venezuela ontem?

Embarcação brasileira se viu em meio à região de conflito entre Estados Unidos e Venezuela durante viagem de retorno ao país

7203465088 57e5582671 o
NE Brasil navegou bem próximo à costa da Venezuela na última semana (Foto: Marinha do Brasil | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 04/12/2025 às 19h00

Nas guerras modernas, milhares de usuários da internet se dedicam a monitorar atividades das zonas de conflito. Ontem, esses analistas se surpreenderam com um navio da Marinha do Brasil, que navegava bem próximo à costa da Venezuela.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Nas redes sociais, houve quem acusasse o Brasil de tomar parte dos vizinhos no conflito. O navio, diziam os desconfiados, estaria mapeando a frota norte-americana no local, a fim de repassar informações aos venezuelanos.

AutoPapo, entretanto, apurou que tudo não passa de uma coincidência.

O Navio-Escola

53234431420 2591c0c4fb o
NE Brasil durante sua passagem por Londres, no ano passado (Foto: Marinha do Brasil | Divulgação)

A embarcação da Marinha que passou pela costa da Venezuela é o Navio-Escola Brasil. Esse é o principal equipamento de treinamento da Marinha e, anualmente, cruza o mundo em uma viagem de treinamento.

A ideia é que os futuros oficiais da Marinha, recém-saídos da Escola Naval, possam colocar o aprendizado em prática, ao visitarem até 18 países em quatro continentes. A cada parada, o NE Brasil também serve para estreitar laços diplomáticos e receber visitas, entre outras funções sociais.

A Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, como é chamada, já ocorre há 39 anos, de agosto a dezembro. Justamente por isso, o NE Brasil passava pela Venezuela em seu retorno, com parada em Belém (PA) marcada para os próximos dias.

De que lado o Brasil está?

Por não carregar armas, o NE Brasil pode passar até à beira da costa venezuelana sem cometer um ato hostil. É a chamada “passagem inocente”, prevista na convenção da ONU que rege as leis do mar.

Em termos de laços militares, entretanto, o Brasil — oficialmente neutro na questão — se alinha mais é com os Estados Unidos.

Nesta quarta (3), por exemplo, três aviões tanque KC-135R pousaram no aeroporto de Belém. Novamente, porém, não houve ligação com a Venezuela, já que os aviões da Força Aérea dos EUA apenas auxiliavam no translado de caças F-16 até a Argentina.

Mais significativa é a Operação Southern Seas, que ocorre em parceria da Marinha do Brasil com a dos EUA, incluindo operações navais e aeronavais de ambos países nas águas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário