Até tudo, 911! Ícone da Porsche se rende à eletrificação
Porsche 911 GTS chega à linha 2025 com turbina elétrica e sistema híbrido T-Hybrid, para acelerar tão rápido como o Turbo S
Porsche 911 GTS chega à linha 2025 com turbina elétrica e sistema híbrido T-Hybrid, para acelerar tão rápido como o Turbo S
A Porsche acaba de revelar a linha 2025 do 911, que tem como principal novidade a motorização híbrida na versão GTS. A opção mais potente abaixo da Turbo passa a contar com inovador sistema eletrificado T-Hybrid que eleva a potência do esportivo para 541 cv.
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A Porsche promoveu uma reformulação no boxer seis cilindros do GTS. A começar pelo deslocamento que saltou de 3.0 para 3.6 litros, que fez com que a capacidade volumétrica se aproximasse à do motor do poderoso Turbo S (3.7 litros). Ele ainda passou a contar com o suporte de uma unidade elétrica de 56 cv. O torque é de expressivos 62 kgfm.
Se não bastasse, a Porsche também modificou o turbocompressor. O sistema biturbo passa a contar com um engenhoso acionamento elétrico batizado. Um pequeno motor de potência equivalente a 15 cv foi instalado entre o rotor e a turbina.
Assim, quando há falta de pressão de escapamento, o motor elétrico entra em ação. E quando a pressão do rotor é restabelecida, parte do movimento do rotor atua como gerador para o motorzinho.
A transmissão é a conhecida PDK de oito marchas e dupla embreagem, com trocas absurdamente rápidas, que também passa a contar com auxílio elétrico de trocas. A tração é traseira, mas o GTS também pode vir equipado com tração integral.
Assim, comparado com a geração anterior, o ganho de potência foi de 61 cv e cerca de 4 kgfm a mais de força. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,0 segundos.
Uma das premissas do 911, desde 1963, é ser um esportivo de baixo peso. No caso do 911 híbrido, a Porsche trabalho para desenvolver uma bateria compacta de 1,9 kWh que pesa o mesmo que a bateria 12V convencional. O módulo foi instalado junto ao eixo dianteiro para não comprometer a distribuição de peso do carro.
O 911 GTS também passa a contar com eixo traseiro direcional como item de série. Na linha anterior, o equipamento era oferecido com opcional. O motor elétrico do GTS ainda auxilia no sistema eletro-hidráulico da suspensão Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), que funciona como a famosa suspensão ativa da lendária Williams FW14 de Nigel Mansell.
Assim, a versão mais purista da atual geração do 911 se verga à eletrificação. Na Europa, o Porsche 911 GTS parte de 170.600. Por aqui, ele deve chegar até meados de 2025.
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