Após aplicação realizada em fábrica de efuel no Chile, marca alemã reitera interesse em combustível renovável com investimento milionário
A Porsche ainda sonha em manter viva a produção de motores a combustão interna. Para isso, a fabricante se juntou a um grupo de investidores que, somados, investiram US$ 260 milhões (aproximadamente R$1,2 bilhões na cotação atual) em uma startup que trabalha aproveitando a energia eólica para produzir um combustível capaz de substituir a gasolina.
O investimento da Porsche é de US$ 75 milhões (R$ 357 milhões) para obter 12,5% da HIF Global LLC. Essa empresa é uma holding de desenvolvedores de projetos ativos internacionalmente de instalações de produção de eFuel e está construindo a planta piloto Haru Oni eFuel em Punta Arenas, Chile.
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Inclusive, em setembro do ano passado a Porsche anunciou investimentos nessa fábrica Haru Oni, que será responsável por produzir combustíveis sintéticos baseados em eletricidade a partir de hidrogênio e dióxido de carbono usando energia eólica.
empresas como a Andes Mining & Energy (AME), EIG, Baker Hughes Company e Gemstone Investments também entraram na empreitada. Os fundos levantados serão utilizados para investir em instalações de produção de eFuel em países ricos em energia renovável, como Chile, Austrália e Estados Unidos.
De acordo com Bárbara Frenkel, membro do Conselho Executivo de Compras da Porsche AG, os investimentos da montadora nesse segmento podem ultrapassar os R$ 476 milhões.
Os EFuels dão uma importante contribuição para a proteção do clima e complementam nossa eletromobilidade de forma significativa. Ao investir na produção industrial de eFuel, a Porsche está expandindo ainda mais seu compromisso com a mobilidade sustentável. No total, nosso investimento no desenvolvimento e fornecimento dessa tecnologia inovadora chega a mais de US$ 100 milhões”
Todo o processo é feito sem utilizar o petróleo como matéria prima, pois o combustível sintético é criado combinando hidrogênio com carbono para produzir metanol. Os eletrolisadores são responsáveis por dividir a água em oxigênio e hidrogênio verde, usando a energia eólica. O CO2 é filtrado do ar e combinado com o hidrogênio verde para produzir metanol sintético – que é convertido em eFuel.
A substância ainda poderá ser distribuída em postos de combustíveis tradicionais sem exigir mudanças estruturais nos motores a combustão. Contudo, ainda se trata de uma tecnologia cara e que depende de uma escala maior de produção para se tornar mais acessível.
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