Porsche completa gama do Panamera com duas versões
As novas versões que a Porsche colocou no mercado são focadas no desempenho, para o público entusiasta que precisa de praticidade
As novas versões que a Porsche colocou no mercado são focadas no desempenho, para o público entusiasta que precisa de praticidade
Conforme o esperado, a tal versão topo de linha do Porsche Panamera que bateu um recorde em Nurburgring era a Turbo S E-Hybrid. A marca alemã revelou o modelo mais potente de seu quatro portas junto também do modelo GTS, que é dedicada a quem não quer o sistema híbrido plug-in.
Indo direto aos números, o novo Porsche Panamera Turbo S despeja 782 cv e 101,9 kgfm. Essa força vem da união do V8 4.0 biturbo de 600 cv com o motor elétrico de 190 cv montado dentro do câmbio PDK de 8 marchas.
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O sistema E-Hybrid da Porsche é plug-in, ou seja, pode funcionar apenas como elétrico por alguns quilômetros. A bateria é de 25,9 kWh, a autonomia é de 88 km no ciclo europeu WLTP. Uma carga completa na tomada é feita em duas horas e 39 minutos.
Na hora de acelerar, o sistema híbrido ajuda o Panamera Turbo S ir ainda mais rápido. Ele vai de zero a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge velocidade máxima de 325 km/h.
A decoração do Panamera Turbo S é idêntica a do Turbo que já está no mercado. Ele conta com parachoques mais agressivos que o das outras versões, rodas presas por cubo rápido e o spoiler retrátil que fica mais largo após ser acionado.
Opcionalmente pode ser instalado um kit aerodinâmico em fibra de carbono, com difusor mais agressivo, gurney flap no spoiler e estabilizadores laterais. Esse pacote adiciona 60 kg de downforce. Outro opcional é o jogo de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, que são semi-slick.
A Porsche colocou na nota oficial para a imprensa que o novo GTS é o Panamera mais ágil de todos os tempos. Isso mesmo, agilidade em um sedã luxuoso que pesa quase duas toneladas.
Quais são os argumentos da marca para sustentar essa afirmação? Para começar, não tem o peso extra das baterias e do motor elétrico do sistema híbrido. O Panamera GTS é apenas a combustão. Porém o peso não foi divulgado.
O motor é o mesmo V8 biturbo 4.0, mas aqui é acertado para entregar 500 e já vem de série com escapamento esportivo. O câmbio PDK de oito marchas manda a força para as quatro rodas. O zero a 100 km/h é feito em 3,8 segundos e a velocidade máxima é de 302 km/h.
A suspensão a ar de câmara dupla recebeu acerto exclusivo e ganhou barras estabilizadoras reforçadas. Ele roda 10 mm mais baixo que as outras versões. O diferencial também recebeu acerto exclusivo para garantir o melhor desempenho.
Como de costume nos modelos GTS, o novo Panamera recebeu detalhes em preto brilhante, faróis com máscara negra, lanternas fumê e ponteiras de escapamento na cor bronze. Como opcional, o cliente pode levar as rodas da versão Turbo com cubo rápido.
Por dentro há alguns detalhes exclusivos que são de série no Panamera GTS, como o teto em Race-Tex (a camurça da Porsche), bancos em couro com porção central em tecido, som Bose e o pacote Sport Chrono.
Com a adição das versões Turbo S e GTS, a gama do novo Panamera está completa. A não ser que a Porsche faça como foi feito no Taycan e crie uma versão GT sem o banco traseiro. Depois do Cayenne Turbo GT, esses engenheiros alemães perderam os pudores de deixar essas versões extremas apenas nos cupês.
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