Porsche reinventou o turbo: marca já registrou novas patentes
Tecnologia patenteada pela Porsche seria capaz alimentar mais cargas de ar no motor turbo, sem perder eficiência em baixas rotações
Tecnologia patenteada pela Porsche seria capaz alimentar mais cargas de ar no motor turbo, sem perder eficiência em baixas rotações
A Porsche é conhecida pela excepcional capacidade de desenvolvimento de seus veículos e também pela produção dos motores motores boxer naturalmente aspirados. É verdade que a marca também criou alguns modelos icônicos com motores turbo – como é o caso do Porsche 911 Turbo -, mas isso não era algo recorrente.
Entretanto, a Porsche precisou fazer uma mudança na produção para manter um equilíbrio entre desempenho e eficiência, e hoje quase todos os seus veículos têm motores turbo.
VEJA TAMBÉM:
Mesmo que esse conceito não tivesse enraizado em sua história, a fabricante alemã abraçou a tecnologia e pode até revolucioná-la. Registros de patente descobertos pela carbuzz mostram que a marca encontrou uma maneira de tornar os turbos muito mais poderosos e eficientes.
Em um sistema turbo tradicional, o compressor está diretamente conectado à turbina, movida pelo sistema de exaustão. Quanto maior o compressor, maior o atraso do turbo e, se o lado voltado para o escapamento for muito grande, o turbo só funcionará com mais eficiência em altas rotações.
Por isso, alguns fabricantes migraram para propulsores biturbo, pois isso permite uma ação rápida, com uma ampla faixa de potência.
A recente invenção da fabricante alemã consiste em ter um grande compressor para alimentar mais cargas de ar no motor sem perder eficiência em baixas rotações. Os pedidos de patente sugerem separar o compressor das turbinas de exaustão.
A ideia prevê duas turbinas de exaustão que funcionam associadas a uma válvula de derivação: em baixa rotação, esse sistema pode maximizar a extração de energia dos gases de escape. Quando essas turbinas giram, alimentam um gerador que, por sua vez, aciona um motor elétrico; por fim, esse motor elétrico movimenta o compressor.
Tal conceito combina um turbo elétrico com uma configuração biturbo, combinando a maior potência de um grande turbo único com a eficiência e resposta de dois turbos menores.
Como o compressor é enrolado por um motor elétrico, a entrega de energia pode ser instantânea. Já nas rotações mais altas, a válvula de desvio na turbina de exaustão pode ser aberta para maior economia do motor.
Preciso esperar para desligar o motor turbo quando chego na garagem? Boris Feldman responde:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um BMW X1, turbo e o manual do proprietário não toca nesse assunto…
Na realidade, o objetivo de deixar o motor trabalhar em marcha lenta por algum tempo antes de desligá-lo, tinha como objetivo evitar o heat soaking, que provocava a formação de um sub produto derivado do óleo nos dutos de lubrificação internos ao turbo, e consequente danos por falta de fluxo adequado de óleo lubrificante.
Ao deixar o motor em marcha lenta por um determinado tempo, o próprio óleo de lubrificação promovia o resfriamento interno dos mancais do Turbo, evitando desta forma a formação deste sub produto.
Falou muita bobagem meu colega, na verdade a turbina vira sem contato Mecanico em um eixo com mancais lubrificados por óleo quente do próprio motor, ao desligar o motor a bomba de óleo para de mandar óleo para o mancal da turbina que ainda continua e virando , o recomendado sempre foi deixar em marcha lenta até que a turbina para de virar e consequente o mancal não trabalhe sem lubrificação gerando desgaste.
Melhor nao responder. Agradeco a informacao .