Porsche restaura Carrera GT e recria visual do 917 campeão de Le Mans

Unidade de 2005 passa por reconstrução total em fábrica alemã e ganha as cores da primeira vitória da marca em Le Mans

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O projeto foi feito em parceria com o proprietário para a sua restauração após 20 anos (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 23/12/2025 às 14h00

O colecionador Victor Gómez, de Porto Rico, recorreu à divisão de projetos especiais da Porsche, a Sonderwunsch (‘desejo especial’, em alemão), para uma missão complexa: reconstruir e redefinir a identidade de seu Carrera GT, ano 2005. O superesportivo não passou apenas por uma revisão, mas por uma restauração técnica completa em Zuffenhausen, na Alemanha, recebendo o design “Salzburg” — um tributo à pintura vermelha e branca do 917 KH, o carro que garantiu à marca sua primeira vitória geral nas 24 Horas de Le Mans, em 1970.

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O processo exigiu o desmonte total do veículo. Além da renovação estética, houve uma reconstrução integral dos componentes mecânicos, incluindo o motor V10 aspirado e o chassi monocoque, além do recondicionamento das peças em fibra de carbono, que tendem a degradar com o tempo. Originalmente prata, o modelo foi transformado para ostentar as cores históricas, o que impôs um desafio aos designers: adaptar as listras do carro de corrida para as curvas complexas do modelo de rua.

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Diferente de uma pintura convencional, o projeto demandou rascunhos e projeções 3D para garantir que a geometria do Carrera GT recebesse o grafismo sem distorções. A equipe utilizou lasers e fitas aplicadas manualmente para definir o traçado antes da pintura final nas cores “Vermelho Guarda” e branco. O acabamento inclui o número 23, o mesmo do vencedor de Le Mans, selado sob uma película especial para resistir ao uso em vias públicas.

Para contrastar com a carroceria vibrante, elementos em fibra de carbono aparente — como o teto, colunas, retrovisores e o difusor traseiro — receberam acabamento fosco acetinado. As rodas originais de magnésio foram pintadas em tom exclusivo de “Prata Satin”, mantendo o brasão da Porsche colorido no centro, enquanto as grades do motor ganharam pintura preta fosca.

A exclusividade segue na cabine. O habitáculo foi quase inteiramente revestido em Alcantara na cor Vermelho Guarda, abrangendo painel, volante e console. Em contraponto, os bancos utilizam um tecido xadrez preto homologado pela FIA, similar ao usado no 918 Spyder. O nível de detalhe da Sonderwunsch chegou ao ponto de customizar até o conjunto de malas e o porta-malas dianteiro no mesmo padrão, finalizando um projeto que une a engenharia moderna à herança das pistas.

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