Porsche Taycan Turbo GT é o sedã elétrico mais rápido do mundo
Junto do face-lift veio uma nova versão com mais de 1000 cv e opção de um pacote para alívio de peso que remove o banco traseiro
Junto do face-lift veio uma nova versão com mais de 1000 cv e opção de um pacote para alívio de peso que remove o banco traseiro
A Porsche lançou o carro mais rápido de sua história. Não se trata de uma versão especial do 911 ou um supercarro para suceder o 918 Spyder, estamos falando do novo Taycan Turbo GT.
O elétrico de quatro portas foi reestilizado no início de 2024 e ganhou essa nova versão extrema com 1.108 cv. Ele é o Porsche mais rápido por acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2,3 segundo nas versão básica ou em 2,2 segundos com o pacote Weissach.
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Por ser um Porsche, os números impressionantes não ficam apenas na aceleração. O Taycan Turbo GT já foi testado na desafiadora pista de Nürburgring Nordschleife, onde conseguiu o tempo de 7:07,55.
O sedã elétrico ficou à frente de supercarros como o Lamborghini Huracán Performante LP640-4, Mercedes-AMG GTR e McLaren 720S. Seu tempo de volta é apenas 2 segundos mais lento que o do Rimac Nevera, atual recordista dos elétricos de produção.
A Porsche também divulgou o tempo de volta do Taycan Turbo GT em Laguna Seca, que é de 1:27,87. Trata-se do recorde para carros elétricos de produção seriada na pista, desbancando o Tesla Model S.
Agora que já sabemos do que ele é capaz, vamos ver como ele consegue isso. A Porsche usava a sigla “GT” acompanhada de um número para indicar versões de homologação de seus esportivos. A partir do Cayenne Turbo GT ela começou a usar para indicar as versões mais extrema de carros que não possuem equivalente de competição.
No caso do Taycan Turbo GT, as mudanças começam com o motor elétrico mais potente no eixo traseiro e um novo inversor de pulso mais eficiente. O câmbio de duas marchas também foi reforçado.
A potência combinada é de 1.033 cv, a força máxima de 1.108 cv é atingida por dois segundos quando o controle de larga é acionado. O torque é de 136 kgfm, independente do controle de largada. Ou seja, além de ser o mais rápido, o Taycan Turbo GT é o Porsche mais potente já feito.
Como é de costume nos carros com GT no nome, a Porsche também promoveu uma redução de peso no Taycan. As rodas de 21 polegadas são forjadas, os freios usam discos de cerâmica e pinças de 10 pistões na dianteira, os bancos são semi-concha feitos em fibra de carbono e a tampa do porta-malas utiliza material mais leve e dispensa o sistema de fechamento automático.
No total, o Taycan Turbo GT é 75 kg mais leve que o Turbo S. Mas se o cliente quiser mais desempenho, pode optar pelo pacote Weissach, que deixa o sedã elétrico ainda mais leve removendo os seguintes itens:
O pacote Weissach adiciona um aerofólio, defletores aerodinâmicos, difusores dianteiros e traseiros e vidros especiais com isolamento térmico e acústico. Com ele o Taycan Turbo GT fica 70 kg mais leve e tem a velocidade máxima elevada de 290 km/h para 305 km/h.
Muitos entusiastas ainda torcem o nariz para os carros elétricos, por serem bons apenas em aceleração e não se darem bem com pistas. Porém a Porsche está mostrando com o Taycan Turbo GT que é possível fazer um esportivo de respeito sem gastar gasolina. Basta colocar quem entende do assunto para trabalhar.
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