Porsche Taycan Turbo S desbanca Tesla e se torna elétrico mais rápido de Nürburgring
Mesmo com 255 cv de desvantagem, a Porsche conseguiu desbancar o Tesla Model S Plaid e agora o Taycan é o elétrico mais rápido do 'Inferno Verde'
Mesmo com 255 cv de desvantagem, a Porsche conseguiu desbancar o Tesla Model S Plaid e agora o Taycan é o elétrico mais rápido do 'Inferno Verde'
A Porsche trabalhou para reassumir o recorde de carro elétrico mais rápido no circuito de Nürburgring, e realizou o feito com o Taycan Turbo S. O primeiro posto, que outrora pertencia à marca alemã, havia sido quebrado pela Tesla com o Model S Plaid, que havia superado o rival no trajeto de mais de 20 km em sete segundos.
Agora, a Porsche decidiu recuperar o recorde destinado aos veículos elétricos de produção e colocou o Taycan Turbo S de volta no ‘Inferno Verde’ e, assim, o piloto de desenvolvimento Lars Kerns foi capaz de superar em 2 segundos o tempo de 7m35s58 registrado pela Tesla.
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De acordo com a Porsche, além da Gaiola de Segurança, assentos e cintos de corrida (que são obrigatórios), o Taycan Turbo S era “um veículo de produção totalmente padrão.”
No entanto, não era exatamente fiel aos encontrados nas concessionárias pois foi equipado com um kit de desempenho que inclui rodas de 21 polegadas no estilo RS Spyder com Pirelli P Zero Corsa road. Esses pneus são adaptados para as pistas e ainda trazem uma atualização do sistema Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) que ajusta o chassi do carro para trabalhar com a borracha mais aderente.
O Taycan utilizado pela Porsche no primeiro recorde era a versão Turbo com 671 cv, contra 751 cv do Turbo S. A potência do Tesla Model S Plaid é ainda maior: 1.006 cv, o que torna o feito ainda maior por parte dos engenheiros alemães.
No entanto, o Kit de desempenho utilizado pela Porsche não está disponível no mundo todo e pode ser encontrado apenas no mercado alemão, na linha 2023.
Esse kit pode ser encomendado através da divisão Tequipment da montadora a aprtir do final deste ano, sendo instalado nas oficinas especializadas da marca em Zuffenhausen.
A fabricante afirma que os pneus são projetados para dirigir nas pistas – como em track days, por exemplo – mas podem trocar para a borracha convencional sempre que quiserem sem que a Porsche precise reiniciar o software do chassi.
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Falta revisão de texto no primeiro parágrafo, última linha. 20km em sete “”segundos””. Um foguete…kkkk