Nissan pode se fundir com a Honda para fugir da falência

A união entre as duas japonesas já existe apenas para compartilha tecnologias de carros elétricos, mas ela pode se expandir

nissan versa exclusive 2024 cinza lunar nova chave e logo
A marca já está em situação periclitante (Foto: Nissan | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/12/2024 às 15h00

A Honda e a Nissan haviam formado uma aliança para reduzir os custos para desenvolver softwares para carros elétricos, baterias e outros assuntos de eletrificação. De acordo com o portal japonês de negócios, Nikkei, essa aliança pode crescer para uma fusão.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A Nissan já estava mal das pernas a nível global, principalmente após começar a se distanciar da Renault. Segundo o ex-CEO da japonesa, Carlos Ghosn, os executivos achavam errado se unir com uma marca estrangeira.

honda accord advanced hybrid 2023 prata esterlina metalico frente em movimento 2
A tecnologia híbrida é um dos fatores onde a Nissan está devendo e a Honda é forte (Foto: Honda | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Segundo o portal The Drive, a Nissan só teria de 12 a 14 meses de atividade se continuasse da forma que está hoje. O maior problema dela foi ter ignorado os carros híbridos, tentando fazer a transição da combustão direto para os elétricos.

A japonesa foi uma das primeiras marcas grandes a investir nos elétricos, com o Leaf. Apesar de ter começado cedo, ela ficou para trás nos últimos anos com a evolução da tecnologia.

Essa fusão entre Nissan e Honda poderá criar um grupo japonês que possa se equiparar a Toyota em volume de vendas e valor de mercado. A Mitsubishi também está inclusa nessa fusão.

Apesar do portal Nikkei ter apurado essa informação com fontes, tanto a Nissan quanto a Honda deram respostas oficiais negando a fusão. Ainda assim, os rumores fizeram aumentar o valor das ações de ambas montadoras.

Segundo o portal, a principal motivação para isso é o crescimento de montadoras chinesas de carros elétricos e a Tesla. Caso a fusão dê certo, a Nissan poderá aproveitar a tecnologia híbrida de alta eficiência da Honda, chamada de E:HEV.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 20 de dezembro de 2024

O maior problema da Nissan são os custos elevadíssimos de peças e serviços pós venda! Chega a ser ultrajante você pagar quase (ou mais que o dobro) pela mesma peça do mesmo fabricante em montadora diferente! Os carros da Nissan são excelentes, mas tem pontos pecaminosos em determinados mercados, como o novo Sentra com o freio de estacionamento no pé ao invés de eletrônico ou na mão, como de costume, fora outros pontos.

Avatar
Deixe um comentário