Preços de carros 0km e usados têm aumento recorde
Alta nos valores dos 0 km chegou a quase 2%, enquanto usados subiram 5% no mês; entenda a razão da variação
Alta nos valores dos 0 km chegou a quase 2%, enquanto usados subiram 5% no mês; entenda a razão da variação
Os preços de carros tiveram forte tendência de alta no mês março. Segundo o Monitor de Variação de Preços (MVP) da KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de carros novos e usados, os modelos 0 km tiveram reajuste médio de quase 2% no período. Para veículos seminovos, a variação passou dos 4% de média, enquanto os carros usados atingiram 5% de acréscimo médio de preços.
LEIA MAIS
Desde setembro de 2020, o monitoramento não registrava acréscimo médio acima de 1% para os carros 0 km em um único mês. Neste caso de março, a variação bateu os 1,87% de média, com destaque para os veículos novos com ano modelo 2020, cujo reajuste médio alcançou 2,50%, conforme mostra a tabela abaixo.
Ano modelo | Variação fevereiro 2021 | Variação março 2021 | Média 2020 |
---|---|---|---|
Média | 0,84% | 1,87% | 0,48% |
2022 | 2,14% | 0,31% | – |
2021 | 1,15% | 1,21% | 0,43% |
2020 | 0,44% | 2,50% | 0,67% |
2019 | 0,93% | 2,03% | 0,27% |
Este aumento mais acentuado nos preços dos carros 0 km foi observado num contexto em que, segundo a Anfavea (associação das fabricantes), 14 montadoras chegaram a interromper suas produções por conta de escassez de matéria-prima e impactos da pandemia no final do mês passado (ainda que o resultado da produção de veículos tenha sido 1,7% positivo em março).
As dificuldades que a indústria vem enfrentando para atender a demanda dos consumidores pode explicar, em parte, o reajuste de preço mais elevado em veículos com ano modelo desfasado (2020 ou 2019), uma vez que automóveis à pronta entrega (sejam novos ou usados) estão em um momento de valorização no mercado.
Entre os carros seminovos com até três anos de uso, a variação média de preços do mês de março chegou a 5,32% para os carros com ano modelo 2018. Já no caso dos usados com até 10 anos de uso, o pico da média de reajuste ficou com o ano modelo 2015, com 5,96% de variação.
Os veículos com até três anos de uso aumentaram, em março de 2021:
Ano modelo | Variação fevereiro 2021 | Variação março 2021 | Média 2020 |
---|---|---|---|
Média | 1,00% | 4,29% | 0,38% |
2021 | 1,88% | 3,62% | 0,62% |
2020 | 0,71% | 3,31% | 0,71% |
2019 | 0,54% | 4,39% | 0,21% |
2018 | 0,94% | 5,32% | 0,14% |
Estes comportamentos de preços dos seminovos e usados persistiram mesmo em um mês com sinais de arrefecimento da demanda do setor, sobretudo por conta das medidas de circulação e atividade econômica mais restritivas adotadas na maior parte do território nacional, devido à situação atual da pandemia.
De acordo com dados da Fenauto (federação dos revendedores), embora em março o segmento tenha registrado cerca de 4,4% de aumento no número de automóveis e comerciais leves transacionados, o resultado teve mais a ver com o maior número de dias úteis do mês do que com a demanda no período, uma vez que a média diária de vendas foi menor 14% menor (considerando motos e veículos pesados também).
Preço dos carros com 4 a 10 anos de uso variaram, em março de 2021:
Ano modelo | Variação fevereiro 2021 | Variação março 2021 | Média 2020 |
---|---|---|---|
Média | 2,09% | 5,00% | 0,16% |
2017 | 1,09% | 4,85% | 0,05% |
2016 | 1,32% | 3,95% | 0,14% |
2015 | 1,97% | 5,96% | 0,13% |
2014 | 2,55% | 4,98% | 0,02% |
2013 | 2,45% | 5,34% | 0,21% |
2012 | 2,23% | 5,15% | 0,32% |
2011 | 3,25% | 4,41% | 0,23% |
Foram analisadas 28.231 versões para elaborar esta edição do MVP de março de 2021.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Vocês foram generosos nos cálculos, não é mesmo? Essa alta foi muito maior. Um polo MSI ano (2018) em 2019 Custava R$47.000, Hoje ele esta na casa dos R$70.000, ou seja um aumento de 35% desde 2019. Onde vamos parar.
Sobe por malandragem, nada mais! Jogam a culpa no Covid para tudo, mas essa história de explorar o povo com prrços exorbitantes vem de muito ante, agora têm a “desculpa” perfeita para abusar mas ainda.
Essa porcentagem de aumento está completamente errada, os preços dispararam mesmo. Quanto mais aumenta mais o brasileiro compra, é um absurdo.
Verdade. Tanto de usados como de zero quilômetro. Estive olhando e tem carro usado popular de 2017 sendo vendido ao mesmo preço de quando era zero quilômetro. Desvalorização zero.