Apesar da alta eficiência das novas caixas automáticas, os jovens dos EUA estão mais atraídos por versões de três pedais dos esportivas
O trânsito cada vez mais pesado nas cidades e a popularização de carros híbridos ou elétricos parecem ser uma sentença de morte para o câmbio manual. Porém os dados de venda de 2022 mostraram que os consumidores ainda gostam de trocar as marchas. Pelo menos nos EUA.
Segundo o portal The Drive, as vendas de carros com câmbio manual cresceram em 1,2% no país norte-americano quando comparado com 2021. Atualmente, em 2023, os carros de três pedais representam por 1,7% do mercado.
VEJA TAMBÉM:
Quem está bastante interessado nos carros manuais, e fazendo a maior parte das compras, são os jovens na faixa dos 20 anos de idade. Ao contrário do Brasil, onde o câmbio manual vem em carros de entrada, nos EUA ele vem em carros esportivos e versões especiais.
Veículos como o Mazda Miata, Acura Integra, Honda Civic Si, Volkswagen Jetta GLI, Subaru WRX, Porsche 911 e Cadillac CT-5 Blackwing são alguns dos modelos de sucesso com câmbio manual nos EUA. Os recém-lançados Toyota GR Corolla e Honda Civic Type-R estão com longas filas de espera justamente por serem exclusivamente manuais.
O lado triste dessa notícia é que essa alta pode ter tempo limitado. Algumas marcas já apontam um futuro 100% elétrico e fizeram esses modelos especiais como despedida, um exemplo é a Cadillac. Talvez esse aumento na procura façam os fabricantes mudarem de ideia.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |