Produção mundial de carros será afetada por incêndio no Japão
Empresa afetada pelo incidente é responsável por cerca de 30% do mercado global de chips de unidade de microcontrolador
Empresa afetada pelo incidente é responsável por cerca de 30% do mercado global de chips de unidade de microcontrolador
O AutoPapo noticiou, na primeira quinzena de março, que Honda e General Motors interromperam a produção de carros no Brasil e que Fiat colocou parte de seu efetivo em férias. Isso em razão, especialmente, da escassez de semicondutores (chips) que afeta a indústria automobilística. Agora, um incêndio na fábrica de chips da Renesas Electronics, no Japão, agrava a falta do componente e complica a fabricação de veículos no mundo.
LEIA MAIS
Em comunicado à imprensa, a Renesas disse que levará pelo menos um mês para retomar a produção em sua planta de Naka, que foi alvo do acidente.
As consequências para os fabricantes de automóveis podem se espalhar para além do Japão, chegando à Europa e aos Estados Unidos, já que a empresa é responsável por cerca de 30% do mercado global de chips de unidade de microcontrolador.
De acordo com a CNN, as preocupações com o impacto do incêndio na produção de carros atingiram as ações de automóveis, com as três grandes, Toyota, Honda e Nissan, fechando em pelo menos 3,3%. As ações da Renesas caíram 5,5% e terminaram em baixa de 4,9%. O índice de referência Topix caiu quase 1%.
Semicondutores como os fabricados pela Renesas são usados para monitorar o desempenho do motor, gerenciar a direção ou janelas automáticas, em sensores de estacionamento e sistemas entretenimento.
As montadoras europeias afirmaram que ainda não podiam avaliar se o incêndio teria algum impacto no fornecimento global de chips. A BMW da Alemanha disse que suas fábricas estavam funcionando, embora o fornecimento de semicondutores em geral permanecesse apertado.
Um porta-voz da francesa Renault disse que atualmente é difícil avaliar o impacto do volume “dada a complexidade da cadeia de abastecimento de semicondutores”.
Em resposta ao acontecimento, o governo japonês prometeu ajudar no reestabelecimento da produção de carros. “Tentaremos firmemente ajudar a fábrica de Naka a conseguir uma restauração rápida, ajudando-a a adquirir rapidamente equipamentos de manufatura alternativos”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em entrevista coletiva.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Classificar SUVs pela altura do solo, resumo da ópera