Deputado quer obrigar montadoras a fazerem carros anfíbios
Segundo o parlamentar, as marcas estabelecidas no Brasil terão que fazer esse tipo de veículo por causa das enchentes
Segundo o parlamentar, as marcas estabelecidas no Brasil terão que fazer esse tipo de veículo por causa das enchentes
O governo brasileiro costuma tornar itens de segurança obrigatórios, como foi com os apoios de cabeça, terceira luz de freio, airbags dianteiros, ABS e controle de estabilidade. O deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE) foi além em seu projeto de lei, que obriga as montadoras a oferecerem carros anfíbios.
VEJA TAMBÉM:
A justificativa do parlamentar é que isso dará aos motoristas uma forma de enfrentar calamidades como enchentes e alagamentos. Situações que, infelizmente, são comuns nas cidades brasileiras e chegou a um nível nunca visto antes com a tragédia que caiu sobre o Rio Grande do Sul nesse ano. Confira a fala do deputado:
A oferta de carros anfíbios contribuirá para a proteção da vida e do patrimônio dos cidadãos, possibilitando respostas mais ágeis e eficazes em situações de emergência”
Segundo o texto do Projeto de Lei 1824/24, as montadoras instaladas no Brasil que não atenderem a essa demanda estarão sujeitas a sanções. Os carros anfíbios terão que seguir requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas autoridades.
O PL tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei é preciso ser aprovada também pela Câmara e pelo Senado.
Apesar das boas intenções do deputado, de dar uma alternativa para os brasileiros não perderem seus carros em enchentes, faltou que ele se informe sobre os carros anfíbios pelo mundo. A última vez que um foi produzido em série foi nos anos 60, com o Amphicar.
Esse foi o único carro anfíbio vendido para o público geral na história do automóvel, com a produção durando de 1960 a 1965. Todos os outros modelos capazes de rodar no asfalto e na água foram veículos militares ou feitos por pequenas fábricas independentes.
Caso esse projeto de lei seja aprovado, as montadoras instaladas no Brasil teriam que desenvolver a tecnologia do zero. Isso certamente tornaria os custos altos e tornaria os carros anfíbios caros.
A chinesa BYD apresentou o SUV de luxo Yangwang U8, possui uma capacidade limitada de flutuar na água e usar suas rodas para movimentar. Porém a montadora diz que ele não é anfíbio e essa capacidade foi feita para emergências.
Seria mais realista se o parlamentar sugerisse um projeto de lei buscando uma solução para mitigar os fatores que causam enchentes. Isso protegeria não só os carros das pessoas como suas casas e comércios.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |