Projeto muda regra sobre preferência em cruzamentos não sinalizados
Pela proposta, em vias com diferentes números de faixas, terá preferência o motorista que estiver trafegando na maior via
Pela proposta, em vias com diferentes números de faixas, terá preferência o motorista que estiver trafegando na maior via
O Projeto de Lei 758/22 altera regra no Código de Trânsito Brasileiro sobre preferência de passagem em cruzamentos não sinalizados.
Hoje, pelo código, tem preferência de passagem os veículos que trafeguem pela direita em cruzamentos dessa natureza. Mas para o deputado Kim Kataguiri (União-SP), autor da proposta, embora a lei determine a preferência do veículo que está à direita, ninguém sabe ou faz esse raciocínio numa situação real de tráfego.
VEJA TAMBÉM:
Pela regra proposta pelo parlamentar, no caso de vias com número de faixas distinto, terá preferência aquele que estiver trafegando pela via com maior número de faixas de trânsito. Nos demais casos, os condutores deverão obrigatoriamente parar seus veículos fora da região do cruzamento, e, após a parada, terá preferência de passagem aquele que primeiro chegar na região do cruzamento.
“É sugerida a adoção de uma regra objetiva, que diminui a suscetibilidade a interpretações judiciais conflitantes, aumentando a segurança jurídica, bem como reduz a probabilidade de ocorrência de avaliações equivocadas por parte dos condutores – seja por desconhecimento da regra vigente, seja pela dificuldade em avaliar a lateralidade [julgamento a respeito do que seja “direita” e “esquerda”] ao se aproximar de um cruzamento não sinalizado”, afirma Kataguiri.
O deputado ressalta ainda que a proposta se aproxima da jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Deve nem saber tirar o carro da garagem, pra querer criar uma lei dessa.
A lei existe e é perfeita, tem preferência quem está sua direita. Lado esse do motorista, caso alguém não consiga diferenciar, esquerda e direita, não deveria estar dirigindo.
Com tantas coisas mais importantes, acontecendo. Essa pessoa perde tempo com esse tipo de problema, é muita falta do q fazer.
“Muitos motoristas desconhecem “, isso não é desculpa, todos devem conhecer as regras mais básicas de transito, esse cara nao tem o que fazer aí inventa uma porcaria de lei com essa, tomara que não passe.
Mais um que se Deus quiser, não se reelege.
Ele não deve saber o que é esquerda ou direita
Muito ignorante,quer de todo jeito colocar algo pra dizer que o filho é seu, tenho uma ideia muito, na muittoooooo melhor pra esses casos, mas não vou entregar pra um tonto assim.
Só poderia vir de um cabeça de bagre. A preferência para o veículo da direita é tão antiga como andar pra frente. Visa proteger o lado do motorista. Não há qualquer dificuldade em se interpretar isso. Quanto as vias expressas, essas sempre serão preferenciais, com ou ser sinalização. Procure algo mais útil para fazer Katacoquim.
Já não há respeito com as leis existentes, imagina a loucura que será os carros que se acharem prioridades, passarão feito loucos, matarão com impactos absurdos, pelas altas velocidades, e ainda terão razão?
Prezado deputado a atual regra preza pela vida, haja visto que o motorista que vem a direita em caso de batida lateral será a lata e motor do carro que vem a esquerda contra apenas a porta de quem vem a direita
Não entendi por que sugerir a mudança de uma norma e costume internacional… será o nosso trânsito diferente do resto do mundo? Será que este deputado não tem algo realmente útil para fazer???
Provavelmente ele quer que a pessoa pare conte quem tem mais faixa para aí sim atravessar, completamente sem lógica, nesse caso e melhor a o obrigatoriedade da instalação da placa, ou a adoção de uma política seria de educação no trânsito, e não o que virou hoje
O cara está querendo copiar o modelo americano, nos Estados Unidos já existe isso, acho que esse parlamentar é macaco, imita copia, muita mais do que cria,inventa algo novo parlamentar macaco…fala sério…
Não tem nada de projeto…isso é uma cópia, plágio, cola…
Usa tua mente para procriar…
Uma boa sinalização no solo, e motoristas q realmente conheça as sinalizações, tbm fiscalização para punir aqueles motoristas q param e estacionam em locais proibidos. Eu acho q ñ deveria tirar a preferência de quem vem da direita os motoristas já estão acostumados com essa regra, para mudar isso agora haverá muitos acidentes e questionamentos.
Não seria mais simples a obrigatoriedade de sinalização em todos os cruzamentos? Acabava de vez com interpretações e discussões.
Todos que passaram pela Autoescola, sabem que a preferência sempre é de quem vem da direita, salvo alguns que só estudaram para passar no exame e não para entender a legislação de trânsito, agora vem esse idiota dizer que fica difícil avaliar a lateralidade, ele deve ter dislexia, só pode.
Taí o que o Kim gosta…aparecer pra ter o nome citado nas próximas eleições.So não lembraremos por que…
Instalar um final luminosa intermitente de cor amarela na rua de maior tráfego mais a faixa com a palavra PARE e na de menor tráfego outro sinal luminoso intermitente de diâmetro maior de cor vermelha e também pintar na pista uma faixa com a palavra PARE na rua de menor tráfego . Instalar uma placa ATENÇÃO DRUZAMENTO PERIGOSO antes to cruzamento a uma distância conforme a norma te trânsito nas duas ruas
Sr taqueda, parece que o Sr não vive no no Brasill, e sim no Japão, a realidade aqui e outra, aí vem um parlamentar que não sabe como aparecer na mídia e apresenta um projeto espatafurdio desses pra chamar a atencao. Vai te CATARGURI.⁰
Interessante…..todos param nas esquinas obrigatoriamente….e então temos uma largada para ver quem chega primeiro….que idiotice
Curioso isso ne!
Se assum fir vai dar mais brigas e acidentes no trânsito.
Concordo plenamente, isto é uma idiotice acontecerá mais acidentes e naus mortes com certeza. Veio esta ideia pra instalar confusão e não progressão.
Esse deputado deve morar onde existe mão inglesa de direção só pode imbecilidade total desse sujeito.
Esse deputado deve morar nos países onde tem mão inglesa de direção só pode imbecilidade total sem noção.
Deputado Kim, por gentileza, vai procurar algo pra fazer, pois, não está brincar com minha inteligência!
Atravesso o segundo pior cruzamento do mundo (SIC)
Fica no final da rua Washington Luiz e Começo da rua coronel veiga.. Petrópolis Rj
Nada que tenha tentado deu certo… Semáforo,guarda..nada !
Acidentes ali virou coisa comum !
Desafio qualquer engenheiro de trânsito resolver a questão !
Eliete
Ué, nunca vi sinal ali… aliás, é o que eu acho que resolveria, um sinal (semáforo) bem regulado daria jeito nesse cruzamento péssimo.
Oi Jovi, já teve Semáforo ali sim,muitos anos atrás…
Foi um cáos….
Vc deve ser jovem, eu terceira idade..?
O bichim sem noção, como o motorista que não conhece o local vai saber qual pista tem maior número de faixas, acredito que esteja faltando serviço para esse parlamentar, ele poderia fazer algo que realmente ajudasse a população, tá é brincando com a cara do brasileiro.
Como o motorista que não conhece o local e a noite vai saber qual a maior pista??
Agora a preferência para quem vem da direita, todos saberão.
Por favor gente, tenham discernimento.
Como é que o motorista vai saber que na outra a faixa é menor e a maior é besteira do jeito que tá é é muito melhor quem tá na direita tá na preferência só que tem que divulgar fazer placas informando isso
Esse kataguiri é um imbecil mesmo se vê que só anda de carona mesmo.
Proposta ruim. A ideia de dar preferência a vias com maior número de faixas até faz sentido, mas colocar como condicionante pra preferência “quem chegou primeiro” no cruzamento aumenta a subjetividade.
Exatamente, se ele diz que a atual regra da preferência da direita causa confusão, o que eu acho um absurdo pois é muito fácil definir quem está à direita do outro, imagine definir quem chegou primeiro, isso é uma grande idiotice.
Acho que deveria definir no “par ou impar” pra ver quem vai primeiro, afinal!! Quanta idiotice!!!
Esse Kim tá no lugar errado mesmo num da uma dentro vai procurar o que fazer
A velha e boa placa de dê a preferência ainda seria a melhor solução!