Proteção veicular: consumidor é indenizado por ‘perda de tempo’
Associação se recusou a ressarcir o consumidor que exigiu consertar seu carro, ainda na garantia, em uma concessionária
Associação se recusou a ressarcir o consumidor que exigiu consertar seu carro, ainda na garantia, em uma concessionária
A 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou a Associação de Automóveis e Veículos Pesados Auto Truck a indenizar um cliente em R$ 8.186,13 por danos materiais e em R$ 5.000 por danos morais por negar a ele o ressarcimento de um conserto em uma concessionária autorizada quando o carro ainda estava na garantia.
O consumidor alegou que firmou contrato de proteção veicular referente a um Chevrolet Cobalt 2016/2017. O automóvel seminovo sofreu avarias devido a um acidente de trânsito, mas, por ter menos de três meses de uso, estava ainda sob garantia de fábrica. Assim, o dono optou por realizar os reparos em concessionária autorizada.
VEJA TAMBÉM:
Segundo ele, inicialmente, a empresa de proteção veicular se recusou a autorizar a realização dos serviços por não se tratar de oficina credenciada. Posteriormente, permitiu os reparos, mas por valor inferior ao cobrado pela concessionária.
O cliente afirma que pagou a quantia adicional e deu o aval para que o conserto fosse concluído, mas a associação de proteção veicular Auto Truck se recusou a reembolsá-lo.
Na ação, ele argumentou que a solução do problema levou mais de 40 dias. Ele pediu a condenação da empresa ao ressarcimento do valor pago, deduzida a franquia prevista no contrato, além da devolução de despesas com aluguel de outro veículo e reparação por danos morais.
Em 1ª Instância, o pedido quanto aos danos morais foi negado, o que acarretou o recurso ao TJ, com o consumidor argumentando que foi tratado com deboche pela empresa e que teve que gastar muito tempo para resolver a questão.
A relatora, desembargadora Cláudia Maia entendeu que houve efetivamente desrespeito ao cliente. Segundo ela, “a pretensão indenizatória também é legitimada em decorrência do desgaste e significativo tempo despendidos na tentativa de solução extrajudicial, face à consagrada tese do desvio produtivo ou perda de tempo”.
Os desembargadores Estevão Lucchesi e Marco Aurelio Ferenzini votaram de acordo com o relator.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Fiz minha proteção veicular com a FEDERAL ASSOCIADOS, EM GOIÂNIA, Meu carro foi para oficina credenciada a eles no dia 22/10/2021, depois de 45 dias me informaram que meu carro ainda não tinha sido mechido pq esperaram a peça chegar. Me entregaram o carro, com os pneus estourados, sem estepe, sem pintar o de tinha arranhado na batida. A porta continuava amassado. Então levaram de volta. No dia 23 de dezembro né mandaram o carro, eu perguntei a responsável se tudo que tinha sido passado tinha sido consertado. Ele me assegurou q sim. O carro chegou às 22 horas,isso pq eu ia viajar na hora do almoço. Qdo o carro chegou toda a parte elétrica estava em pane, parte mecânica, trocaram uma bateria nova que eu tinha comprado a 3 meses por uma inferior. O calço do motor tinha quebrado, e me garantiram a troca. E não foi trocado. Qdo levei na oficina me informaram que nada tinha sido trocado e se eu pegasse estrada poderia causar um acidente horrível. O carro supitou toda a água pq não trocaram o reservatório de água q trincou na batida, o escapamento. Entre outras coisas. Estragaram minha chave codificada. Ela não trancava nem ligava ou desligava o alarme. Estava com os pneus totalmente estragados, não trocaram por novo ,pegaram pneus carecas e estragados e colocaram. Os faróis não funcionavam , nem o limpador dianteiro ou traseiro. A pintura não foi feita corretamente. Agora não querem pintar meu carro. Mesmo q o carro esteja descascando, arranhado, o para-choque trincou por Ser peça similar. Me pediram 3 orçamentos pra q eu arrumasse o que era necessário. Agora não querem consertar nem pagar. Logo duzentas vezes por dia. Eles não me passam pros responsáveis, disseram q não tenho direito pq sou associada. Que estou perdendo meu tempo. Mas pago certinho por mês.
NÃO FAÇAM NEGÓCIOS COM A FEDERAL ASSOCIADOS. ELES NÃO SE.IMPORTAM COM OS ASSOCIADOS. ESTOU REVOLTADA.
Meu carro quebrou numa estrada de chão no meio do nada a seguradora me negou assistência. Meu carro continua lá por não ter reboques para fazer o serviço e deram o laudo que não existe.ainda me tratou com deboche
Tenho um comercio de materiais de construção em Contagem-MG. Todos os carros da empresa são protegidos com a Autenticar Clube. O meu pessoal também. Nunca tive problemas, pelo contrário, sempre que precisei do serviço deles, me atenderam muito bem.
Tenho o meu carro protegido com a Autenticar Clube. Meus pais também tem a proteção deles. Sempre que precisei fui muito bem atendida. São de Contagem! Confio de olhos fechados!
Tive contrato com S.O.S PROTEÇÃO Veicular. Qdo encerrei o contrato o mal funcionário retirou o rastreador.. e deixou os fios descasdo escondido ,o carro funcionou por dois meses encostar um fio no outro. Graças a Deus,o carro não pegou fogo porque o fusível principal abriu. Só foi possível descobriu o curto causado ,qdo o eletricista desmontou todo painel do carro,e achou o cabo restante do rastreador.( que ainda guardo, junto com fotos e notas dos gastos) Entrei em contato com S.O.S, que nem deu bola.nao fez nada. Mandei todos comprovantes,não deram a mínima.
Resumo: Prejuízo maís 2500,00 foram as parcelas de dois anos de dinheiro jogado fora.
Conselho: faça um seguro de vdd, ou fica sem e, confia em Deus.
Estou mais de 3 anos na justisa com uma scoperativa .
Eles são ótimos pra vender mas depois largam o cliente a própria sorte.
Não sei ok a SUSEP tá fazendo que ainda não viu esses desmandos
Seguro só com corretor por favor
Tenho uma excelente relação associativa com a Auto Visa Rio (sede em Duque de Caxias-RJ), é só faço elogio, mas sei que é uma exceção de regra. Atendimento impecável e honradez em tudo que consta no regulamento. Recomendo!
Essas associadas q se enganam como seguradora os representantes dele oferesse pra gente seguro vamos fazer o seguro do seu veiculo mais nao sao seguradoras sao associados eu fiz com a magna seguros o nome ja te enganam magna seguros pois tinha q ser magna associados se vcs ver magna seguros vaza fora nao presta
Tive experiência com uma associação de proteção veicular e nunca mais quero saber de associação
Hj pago uma seguradora d vdd
Deus me livre de seguro com cobertura era assosiada com a proauto no começo desse ano, comprei outro carro e a cooperativa não tinha feito pagamento ainda, levou 5 meses pra me pagar, hj tenho seguro com seguradora de vdd nunca mais eu quero saber de cooerativa valeu pela esperiencia
Tenho 5 carros com a associação Triniti em Goiânia,sempre que precisei de amparos fui atendido com educação,agilidade,e rapidez nós consertos, não tenho nada a reclamar,quem for fazer uma proteção veicular tem que pesquisar a associação tem muitas boas mas também tem muitas ruim igual a seguradoras,tem boas e também tem ruins.
Aqui em Goiânia tem uma cooperativa por nome de MAIS BRASIL, fui associado por mais de três anos, vendi o carro e comuniquei a cooperativa, me cobraram dois meses depois que vendi o carro e depois negativaram meu nome no Serasa
Um conselho que dou pra quem busca o seguro barato, não entre nessas cooperativas, antes de fazer o seguro prometem até o céu, depois e tudo mentira e não passa de um engodo. Vou acionar a justiça contra essa péssima associação MAIS BRASIL.
O meu seguros é com a cooperativa Zello e já tive acidentes e fui rapidamente atendido e o carro voltou com tudo original. Recomendo
Parabéns aos desembargadores pela decisão. Acho apenas que, o valor pelos danos morais deveriam ser bem maior, pois inibiriam posicionamentos como este da seguradora em questão.
Existe uma diferença entre Seguradora e Empresa de Proteção Veicular, é nesses momentos que o cliente sente a pele a diferença. Ressalvo que Seguradoras não são essa maravilha, más é diferente dessas empresas de proteção veicular.
So fazendo uma OBSERVAÇÃO não é seguradora, Proteção Veicular é uma Cooperativa ou Associação sem nenhum vinculo com SUSEP e Corretor de Seguros, então cuidado com associações, não tem nada de igual ou parecido a fazer com corretor de seguros ou seguradora.
Todas seguradoras com registro na susep, têm problemas com cliente. Basta verificar no site reclame aqui e tire suas conclusões
E vdd tive a desagradável experiência era associado a proauto uma cooerativa nunca mais na minha vida quero saber
Infelizmente o barato sai caro, tenho contrato com a HDI e não troco, já tive que concertar o carro devido a acidente de trânsito e deu tudo certo, deram opção por conserto em concessionaria autorizada e oficina credenciada.
Não posso reclamar fizeram o reparo no meu carro na rede de concerssionaria, porque tinha garantia ainda, cada e um caso, como ja fiquei na mão com Bradesco seguros, não podemos generalizar
Associação. Este tipo de proteção é sempre um problema. Parabéns a esta decisão
Bom dia eu estava pesquisando pra fazer esse tipo de proteção no meu carro como que funciona isso vc pode me explicar por favor
Cuidado! Proteção veicular não é seguradora, trata-se de uma Associação, onde vc vira sócio e contrebuie com um valor por mês, eles não são ficalizados pela SUSEP e nem sempre entra na Justiça adianta,muitas quebram e mudam o nome e vc fica sem receber, faça seguro com um corretor e com a seguradora, olha sempre o contrato de seguros e pergunte tudo e como funciona para na hora que precisa, sabera o que pode exigir.
Eu indico a Autenticar Clube. É uma empresa séria. Nunca tive problemas. Você acha o telefone deles na internet.
Não mecho com essas cooperativas de jeito nenhum,fico sem seguro,mas não passo por uma dessa! semana passada um taxista bateu na minha moto no estrela Dalva e disse que eu ficasse tranquilo que ele tinha seguro,fui ver o tal seguro que ele tinha,era uma dessas cooperativas,pesquisei no Google e vi que se tinha comentários negativos a respeito,fim das contas,vou ficar com o prejuízo
Infelizmente, na hora de vender o serviço ,oferecem até o infinito….quando ocorrem os sinistros começam as desculpas isto é dentro,isto é fora você tem que passar por desgaste com ações judiciais, perda de tempo e dinheiro para ter seu direito respeitado, isto é o Brazillll
Por isso a importância de contratar Seguro com Corretor de Seguros.Verificando se a Seguradora e o Corretor são registrados na SUSEP. Ler as condições que geralmente ficam disponíveis nos sites das Seguradoras antes de contratar a cobertura. Tenho seguro e não fico sem.
Isso, como se diz no popular o Seguro morreu de velho,mas ainda é a opção maia segura!
Prezados, a proteção veicular de fato não é seguradora. Infelizmente na cidade que resido o número de roubos aumentaram e ficou impossível de fazer o seguro numa seguradora regular. Tinha um seguro na Sulamerica e foi sempre Boa. PERGUNTO: quais associações vcs indicam? Desde já agradeço pela atenção.
Não adianta ser fiscalizado pela SUSEP, se quebrar não paga também, a Nobre seguradora é um bom exemplo, era fiscalizada pela SUSEP e quantos amigos não receberam as indenizações
Bom tarde tive um carro que tambem pertencia a essa seguradora porem meu carro foi roubado e ele tem isenção de ipi e icms ela queria que eu devolvesse o imposto do veiculo que estava desaparecido para que ela retorna-se com o carro no mercado pois tambem estou na justiça para recebe-lo.
Tenho à Liberty Paulista como seguradora, já recebi dois pts com 30dias de prazos em minha conta e os volores pagos bem acima do que realmente valeriam (palio e siena), já tenho 20anos de contrato .