Proteção veicular: consumidor é indenizado por ‘perda de tempo’

Associação se recusou a ressarcir o consumidor que exigiu consertar seu carro, ainda na garantia, em uma concessionária

oficina despesa manutencao cara shutterstock revisão programada
Cliente aguardou 40 dias por resolução de problema (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 16/10/2020 às 17h41
Atualizado em 16/10/2020 às 18h18

A 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou a Associação de Automóveis e Veículos Pesados Auto Truck a indenizar um cliente em R$ 8.186,13 por danos materiais e em R$ 5.000 por danos morais por negar a ele o ressarcimento de um conserto em uma concessionária autorizada quando o carro ainda estava na garantia.

O consumidor alegou que firmou contrato de proteção veicular referente a um Chevrolet Cobalt 2016/2017. O automóvel seminovo sofreu avarias devido a um acidente de trânsito, mas, por ter menos de três meses de uso, estava ainda sob garantia de fábrica. Assim, o dono optou por realizar os reparos em concessionária autorizada.

VEJA TAMBÉM:

Autorização recusada

Segundo ele, inicialmente, a empresa de proteção veicular se recusou a autorizar a realização dos serviços por não se tratar de oficina credenciada. Posteriormente, permitiu os reparos, mas por valor inferior ao cobrado pela concessionária.

O cliente afirma que pagou a quantia adicional e deu o aval para que o conserto fosse concluído, mas a associação de proteção veicular Auto Truck se recusou a reembolsá-lo.

Na ação, ele argumentou que a solução do problema levou mais de 40 dias. Ele pediu a condenação da empresa ao ressarcimento do valor pago, deduzida a franquia prevista no contrato, além da devolução de despesas com aluguel de outro veículo e reparação por danos morais.

Segunda instância

Em 1ª Instância, o pedido quanto aos danos morais foi negado, o que acarretou o recurso ao TJ, com o consumidor argumentando que foi tratado com deboche pela empresa e que teve que gastar muito tempo para resolver a questão.

A relatora, desembargadora Cláudia Maia entendeu que houve efetivamente desrespeito ao cliente. Segundo ela, “a pretensão indenizatória também é legitimada em decorrência do desgaste e significativo tempo despendidos na tentativa de solução extrajudicial, face à consagrada tese do desvio produtivo ou perda de tempo”.

Os desembargadores Estevão Lucchesi e Marco Aurelio Ferenzini votaram de acordo com o relator.

oficina despesa manutencao cara shutterstock
Solução do problema levou mais de 40 dias (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
33 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Camila Juliana Da Silva Freitas 5 de março de 2022

Fiz minha proteção veicular com a FEDERAL ASSOCIADOS, EM GOIÂNIA, Meu carro foi para oficina credenciada a eles no dia 22/10/2021, depois de 45 dias me informaram que meu carro ainda não tinha sido mechido pq esperaram a peça chegar. Me entregaram o carro, com os pneus estourados, sem estepe, sem pintar o de tinha arranhado na batida. A porta continuava amassado. Então levaram de volta. No dia 23 de dezembro né mandaram o carro, eu perguntei a responsável se tudo que tinha sido passado tinha sido consertado. Ele me assegurou q sim. O carro chegou às 22 horas,isso pq eu ia viajar na hora do almoço. Qdo o carro chegou toda a parte elétrica estava em pane, parte mecânica, trocaram uma bateria nova que eu tinha comprado a 3 meses por uma inferior. O calço do motor tinha quebrado, e me garantiram a troca. E não foi trocado. Qdo levei na oficina me informaram que nada tinha sido trocado e se eu pegasse estrada poderia causar um acidente horrível. O carro supitou toda a água pq não trocaram o reservatório de água q trincou na batida, o escapamento. Entre outras coisas. Estragaram minha chave codificada. Ela não trancava nem ligava ou desligava o alarme. Estava com os pneus totalmente estragados, não trocaram por novo ,pegaram pneus carecas e estragados e colocaram. Os faróis não funcionavam , nem o limpador dianteiro ou traseiro. A pintura não foi feita corretamente. Agora não querem pintar meu carro. Mesmo q o carro esteja descascando, arranhado, o para-choque trincou por Ser peça similar. Me pediram 3 orçamentos pra q eu arrumasse o que era necessário. Agora não querem consertar nem pagar. Logo duzentas vezes por dia. Eles não me passam pros responsáveis, disseram q não tenho direito pq sou associada. Que estou perdendo meu tempo. Mas pago certinho por mês.
NÃO FAÇAM NEGÓCIOS COM A FEDERAL ASSOCIADOS. ELES NÃO SE.IMPORTAM COM OS ASSOCIADOS. ESTOU REVOLTADA.

Avatar
Geovana moreira 13 de janeiro de 2022

Meu carro quebrou numa estrada de chão no meio do nada a seguradora me negou assistência. Meu carro continua lá por não ter reboques para fazer o serviço e deram o laudo que não existe.ainda me tratou com deboche

Avatar
Rodrigo 28 de maio de 2021

Tenho um comercio de materiais de construção em Contagem-MG. Todos os carros da empresa são protegidos com a Autenticar Clube. O meu pessoal também. Nunca tive problemas, pelo contrário, sempre que precisei do serviço deles, me atenderam muito bem.

Avatar
Ana Luiza 28 de maio de 2021

Tenho o meu carro protegido com a Autenticar Clube. Meus pais também tem a proteção deles. Sempre que precisei fui muito bem atendida. São de Contagem! Confio de olhos fechados!

Avatar
Jotab 17 de outubro de 2020

Tive contrato com S.O.S PROTEÇÃO Veicular. Qdo encerrei o contrato o mal funcionário retirou o rastreador.. e deixou os fios descasdo escondido ,o carro funcionou por dois meses encostar um fio no outro. Graças a Deus,o carro não pegou fogo porque o fusível principal abriu. Só foi possível descobriu o curto causado ,qdo o eletricista desmontou todo painel do carro,e achou o cabo restante do rastreador.( que ainda guardo, junto com fotos e notas dos gastos) Entrei em contato com S.O.S, que nem deu bola.nao fez nada. Mandei todos comprovantes,não deram a mínima.

Resumo: Prejuízo maís 2500,00 foram as parcelas de dois anos de dinheiro jogado fora.
Conselho: faça um seguro de vdd, ou fica sem e, confia em Deus.

Avatar
Sandro 17 de outubro de 2020

Estou mais de 3 anos na justisa com uma scoperativa .

Avatar
Enilda 17 de outubro de 2020

Eles são ótimos pra vender mas depois largam o cliente a própria sorte.
Não sei ok a SUSEP tá fazendo que ainda não viu esses desmandos
Seguro só com corretor por favor

Avatar
ROMERO OLIVEIRA 17 de outubro de 2020

Tenho uma excelente relação associativa com a Auto Visa Rio (sede em Duque de Caxias-RJ), é só faço elogio, mas sei que é uma exceção de regra. Atendimento impecável e honradez em tudo que consta no regulamento. Recomendo!

Avatar
Antonio crispim dias 17 de outubro de 2020

Essas associadas q se enganam como seguradora os representantes dele oferesse pra gente seguro vamos fazer o seguro do seu veiculo mais nao sao seguradoras sao associados eu fiz com a magna seguros o nome ja te enganam magna seguros pois tinha q ser magna associados se vcs ver magna seguros vaza fora nao presta

Avatar
Fabio Eugênio Barbosa De Freitas 17 de outubro de 2020

Tive experiência com uma associação de proteção veicular e nunca mais quero saber de associação
Hj pago uma seguradora d vdd

Avatar
Sandra Maria Reis da Costa 17 de outubro de 2020

Deus me livre de seguro com cobertura era assosiada com a proauto no começo desse ano, comprei outro carro e a cooperativa não tinha feito pagamento ainda, levou 5 meses pra me pagar, hj tenho seguro com seguradora de vdd nunca mais eu quero saber de cooerativa valeu pela esperiencia

Avatar
REGINALDO NOBRE RESENDE 17 de outubro de 2020

Tenho 5 carros com a associação Triniti em Goiânia,sempre que precisei de amparos fui atendido com educação,agilidade,e rapidez nós consertos, não tenho nada a reclamar,quem for fazer uma proteção veicular tem que pesquisar a associação tem muitas boas mas também tem muitas ruim igual a seguradoras,tem boas e também tem ruins.

Avatar
Wensantos 17 de outubro de 2020

Aqui em Goiânia tem uma cooperativa por nome de MAIS BRASIL, fui associado por mais de três anos, vendi o carro e comuniquei a cooperativa, me cobraram dois meses depois que vendi o carro e depois negativaram meu nome no Serasa
Um conselho que dou pra quem busca o seguro barato, não entre nessas cooperativas, antes de fazer o seguro prometem até o céu, depois e tudo mentira e não passa de um engodo. Vou acionar a justiça contra essa péssima associação MAIS BRASIL.

Avatar
Luiz 17 de outubro de 2020

O meu seguros é com a cooperativa Zello e já tive acidentes e fui rapidamente atendido e o carro voltou com tudo original. Recomendo

Avatar
Alexandre 17 de outubro de 2020

Parabéns aos desembargadores pela decisão. Acho apenas que, o valor pelos danos morais deveriam ser bem maior, pois inibiriam posicionamentos como este da seguradora em questão.

Avatar
JAILSON COSTA 17 de outubro de 2020

Existe uma diferença entre Seguradora e Empresa de Proteção Veicular, é nesses momentos que o cliente sente a pele a diferença. Ressalvo que Seguradoras não são essa maravilha, más é diferente dessas empresas de proteção veicular.

Avatar
Jânio Cezar 17 de outubro de 2020

So fazendo uma OBSERVAÇÃO não é seguradora, Proteção Veicular é uma Cooperativa ou Associação sem nenhum vinculo com SUSEP e Corretor de Seguros, então cuidado com associações, não tem nada de igual ou parecido a fazer com corretor de seguros ou seguradora.

Avatar
Geraldo 17 de outubro de 2020

Todas seguradoras com registro na susep, têm problemas com cliente. Basta verificar no site reclame aqui e tire suas conclusões

Avatar
Sandra Costa 17 de outubro de 2020

E vdd tive a desagradável experiência era associado a proauto uma cooerativa nunca mais na minha vida quero saber

Avatar
Vinícius 17 de outubro de 2020

Infelizmente o barato sai caro, tenho contrato com a HDI e não troco, já tive que concertar o carro devido a acidente de trânsito e deu tudo certo, deram opção por conserto em concessionaria autorizada e oficina credenciada.

Avatar
GABRIEL MORGADO LOBO NEVES 17 de outubro de 2020

Não posso reclamar fizeram o reparo no meu carro na rede de concerssionaria, porque tinha garantia ainda, cada e um caso, como ja fiquei na mão com Bradesco seguros, não podemos generalizar

Avatar
João Pereira Duarte 17 de outubro de 2020

Associação. Este tipo de proteção é sempre um problema. Parabéns a esta decisão

Avatar
Bruno 17 de outubro de 2020

Bom dia eu estava pesquisando pra fazer esse tipo de proteção no meu carro como que funciona isso vc pode me explicar por favor

Avatar
Janio Cezar 17 de outubro de 2020

Cuidado! Proteção veicular não é seguradora, trata-se de uma Associação, onde vc vira sócio e contrebuie com um valor por mês, eles não são ficalizados pela SUSEP e nem sempre entra na Justiça adianta,muitas quebram e mudam o nome e vc fica sem receber, faça seguro com um corretor e com a seguradora, olha sempre o contrato de seguros e pergunte tudo e como funciona para na hora que precisa, sabera o que pode exigir.

Avatar
Ana Luiza 28 de maio de 2021

Eu indico a Autenticar Clube. É uma empresa séria. Nunca tive problemas. Você acha o telefone deles na internet.

Avatar
Jackson Costa de Azevedo 17 de outubro de 2020

Não mecho com essas cooperativas de jeito nenhum,fico sem seguro,mas não passo por uma dessa! semana passada um taxista bateu na minha moto no estrela Dalva e disse que eu ficasse tranquilo que ele tinha seguro,fui ver o tal seguro que ele tinha,era uma dessas cooperativas,pesquisei no Google e vi que se tinha comentários negativos a respeito,fim das contas,vou ficar com o prejuízo

Avatar
Roberto dos Santos Lopes 16 de outubro de 2020

Infelizmente, na hora de vender o serviço ,oferecem até o infinito….quando ocorrem os sinistros começam as desculpas isto é dentro,isto é fora você tem que passar por desgaste com ações judiciais, perda de tempo e dinheiro para ter seu direito respeitado, isto é o Brazillll

Avatar
Laiza Oliveira 17 de outubro de 2020

Por isso a importância de contratar Seguro com Corretor de Seguros.Verificando se a Seguradora e o Corretor são registrados na SUSEP. Ler as condições que geralmente ficam disponíveis nos sites das Seguradoras antes de contratar a cobertura. Tenho seguro e não fico sem.

Avatar
FRANCISCO CARLOS BHOLANDA 17 de outubro de 2020

Isso, como se diz no popular o Seguro morreu de velho,mas ainda é a opção maia segura!

Avatar
José Henrique Carvalho Organista 18 de dezembro de 2020

Prezados, a proteção veicular de fato não é seguradora. Infelizmente na cidade que resido o número de roubos aumentaram e ficou impossível de fazer o seguro numa seguradora regular. Tinha um seguro na Sulamerica e foi sempre Boa. PERGUNTO: quais associações vcs indicam? Desde já agradeço pela atenção.

Avatar
Rubens 29 de outubro de 2020

Não adianta ser fiscalizado pela SUSEP, se quebrar não paga também, a Nobre seguradora é um bom exemplo, era fiscalizada pela SUSEP e quantos amigos não receberam as indenizações

Avatar
Sergio Antonio Bispo 17 de outubro de 2020

Bom tarde tive um carro que tambem pertencia a essa seguradora porem meu carro foi roubado e ele tem isenção de ipi e icms ela queria que eu devolvesse o imposto do veiculo que estava desaparecido para que ela retorna-se com o carro no mercado pois tambem estou na justiça para recebe-lo.

Avatar
Antônio de Oliveira. 17 de outubro de 2020

Tenho à Liberty Paulista como seguradora, já recebi dois pts com 30dias de prazos em minha conta e os volores pagos bem acima do que realmente valeriam (palio e siena), já tenho 20anos de contrato .

Avatar
Deixe um comentário