Esse Porsche 944 Turbo foi a mula de teste do câmbio PDK
No museu da Porsche está um 944 Turbo que de fora parece comum, mas ele foi usado para testar a o primeiro câmbio PDK de dupla embreagem
No museu da Porsche está um 944 Turbo que de fora parece comum, mas ele foi usado para testar a o primeiro câmbio PDK de dupla embreagem
O câmbio Doppelkupplungsgetriebe, ou apenas PDK, da Porsche é referência em dupla embreagem hoje em dia. Ele consegue conciliar as trocas rápidas do uso esportivo com suavidade em um uso civilizado. Mas para chegar nesse resultado o fabricante alemão gastou muito tempo.
O primeiro carro de rua a usar esse tipo de caixa de marchas foi o Volkswagen Golf R32, já o PDK da Porsche estreou em 2009 na segunda fase da geração 997 do 911. Mas o fabricante alemão já estava trabalhando com câmbio de dupla embreagem desde os anos 80.
VEJA TAMBÉM:
A ideia original apareceu nos anos 60 com o inventor húngaro Imre Szofridt, que trabalhava para a Porsche e propôs o sistema para Ferdinand Piëch. Essa ideia original usava trocas de marchas por válvulas pneumáticas e acabou não indo para a frente.
Nos anos 80 Rainer Wüst, um engenheiro de transmissões veterano, redescobriu essa ideia e começou a trabalhar em uma caixa de dupla embreagem com acionamento hidráulico. O protótipo desse antecessor da caixa PDK foi testado em um Porsche 944 Turbo.
O carro se encontra no museu da marca e se diferencia visualmente de um 944 comum apenas pelo pomo da alavanca de câmbio. Seu funcionamento é sequencial, o motorista precisa dar o comando da troca de marchas na alavanca para as trocas serem feitas.
O chefe de desenvolvimento da Porsche, Helmuth Bott, disse que novas tecnologias deveriam ser testadas em corridas. A caixa foi usada pelo 962 C em 1985, que participava de corridas de longa duração como as 24 horas de Le Mans.
Ele foi o primeiro colocado no Campeonato Mundial de Resistência e essa caixa continuou equipando os protótipos de corrida da Porsche. Outro uso dela em competição foi pela Audi no Grupo B de rali no Sport Quattro S1.
Hoje o câmbio PDK equipa todos os carros da Porsche, sendo o SUV Cayenne a única exceção por vir com uma caixa automática tradicional da ZF. A marca ainda mantém o câmbio manual em seus esportivos para quem prefere, mas o PDK virou a preferência de quem gosta de fazem tempos de volta mais rápidos ou usa seu esportivo no trânsito.
Fotos: Porsche | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |