Próximo Ford Mustang poderá ter câmbio manual sem embreagem

A Ford registrou uma patente de câmbio manual com embreagem automática nos EUA voltada para esportivos e para o jipe Bronco

Ford produzir câmbio 'manual' sem embreagem
O câmbio manual representa uma fatia grande das vendas do Mustang nos EUA (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/02/2022 às 10h56

O Ford Mustang vem oficialmente para o Brasil apenas com cambio automático, mas nos EUA é uma tradição ele ser oferecido com o manual. A nova geração do esportivo está sendo desenvolvida e, segundo uma patente registrada pelo fabricante, poderá trazer um cambio manual sem embreagem.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A patente foi descoberta pelo site Muscle Cars & Trucks e revela uma embreagem eletrônica automática que não precisa dispensar o terceiro pedal. O sistema é controlado por sensores e algoritmos que controlas a operação da embreagem baseado na forma que o motorista troca a marcha.

VEJA TAMBÉM:

Se as trocas forem mais suaves o sistema entenderá que o ritmo é de passeio, se forem mais agressivas ele atará em modo esportivo. O pedal poderá continuar lá, para quando o condutor quiser a experiência completa. Mas ele não será ligado diretamente ao cilindro mestre da embreagem e sim ao atuador elétrico do sistema.

Um câmbio manual para o trânsito

Esse sistema poderá ser incluído nos carros para entusiastas da Ford, como o Mustang, o Focus ST e o Bronco. Segundo os documentos da patente, o fabricante americano quer manter o câmbio manual para quem gosta, mas com a comodidade do automático na hora de enfrentar o trânsito.

É um argumento um pouco contraditório. Clientes que preferem comprar um carro esportivo com câmbio manual pelo maior envolvimento com a máquina pode torcer o nariz para ter um computador trabalhando entre os seus comandos e a resposta do carro.

Sistemas de embreagem automática não são novidades: nos Brasil tivemos o sistema AKS do Mercedes-Benz Classe A, o Autoclutch usado no Chevrolet Corsa e o Citymatc do Fiat Palio. Esses sistemas eram tidos apenas como uma opção mais acessível aos câmbios automáticos e foram sucedidos pelas caixas automatizadas. Em 2021 a Hyundai reviveu a embreagem automática, mas sem pretensões esportivas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
All Beto 8 de fevereiro de 2022

Já houve um Pálio assim aqui no Brasil.

Avatar
Deixe um comentário