Próximo Ford Mustang poderá ter câmbio manual sem embreagem
A Ford registrou uma patente de câmbio manual com embreagem automática nos EUA voltada para esportivos e para o jipe Bronco
A Ford registrou uma patente de câmbio manual com embreagem automática nos EUA voltada para esportivos e para o jipe Bronco
O Ford Mustang vem oficialmente para o Brasil apenas com cambio automático, mas nos EUA é uma tradição ele ser oferecido com o manual. A nova geração do esportivo está sendo desenvolvida e, segundo uma patente registrada pelo fabricante, poderá trazer um cambio manual sem embreagem.
A patente foi descoberta pelo site Muscle Cars & Trucks e revela uma embreagem eletrônica automática que não precisa dispensar o terceiro pedal. O sistema é controlado por sensores e algoritmos que controlas a operação da embreagem baseado na forma que o motorista troca a marcha.
VEJA TAMBÉM:
Se as trocas forem mais suaves o sistema entenderá que o ritmo é de passeio, se forem mais agressivas ele atará em modo esportivo. O pedal poderá continuar lá, para quando o condutor quiser a experiência completa. Mas ele não será ligado diretamente ao cilindro mestre da embreagem e sim ao atuador elétrico do sistema.
Esse sistema poderá ser incluído nos carros para entusiastas da Ford, como o Mustang, o Focus ST e o Bronco. Segundo os documentos da patente, o fabricante americano quer manter o câmbio manual para quem gosta, mas com a comodidade do automático na hora de enfrentar o trânsito.
É um argumento um pouco contraditório. Clientes que preferem comprar um carro esportivo com câmbio manual pelo maior envolvimento com a máquina pode torcer o nariz para ter um computador trabalhando entre os seus comandos e a resposta do carro.
Sistemas de embreagem automática não são novidades: nos Brasil tivemos o sistema AKS do Mercedes-Benz Classe A, o Autoclutch usado no Chevrolet Corsa e o Citymatc do Fiat Palio. Esses sistemas eram tidos apenas como uma opção mais acessível aos câmbios automáticos e foram sucedidos pelas caixas automatizadas. Em 2021 a Hyundai reviveu a embreagem automática, mas sem pretensões esportivas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Já houve um Pálio assim aqui no Brasil.