Mazda não quer saber de híbrido, elétrico ou turbo para o próximo MX-5
A próxima geração do Mazda MX-5 está em desenvolvimento e o fabricante japonês quer manter o foco na experiência de dirigir, não em números
A próxima geração do Mazda MX-5 está em desenvolvimento e o fabricante japonês quer manter o foco na experiência de dirigir, não em números
O carros apenas com motor a combustão estão com os dias contados no exterior. As novas normas de emissões são exigentes a ponto de algum tipo de conjunto híbrido se tornar essencial para os novos modelos. A Mazda, entretanto, ainda quer manter a fórmula original do roadster MX-5 na próxima geração.
O Mazda MX-5 nasceu como um esportivo simples, leve e barato, evocando o espírito do Lotus Elan de 1962. Sistemas híbridos, propulsão puramente elétrica e turbocompressor ajudam no desempenho, mas acrescentam peso e complexidade aos carros. O fabricante japonês presa mais pela experiência de dirigir que por números de desempenho com o MX-5.
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A informação foi levantada pela revista britânica Autocar. O chefe de design da Mazda, Ikuo Maeda, disse em entrevista que busca sempre a melhor mecânica para manter o peso baixo. Mas devido aos requerimentos legais, estão explorando várias opções.
A opção mais cotada pela revista é o motor Skyactiv-X. Esse motor é um 2.0 à gasolina que usa taxa de compressão altíssima (16:1) para queimar o combustível de forma mais eficiente. Em algumas faixas de operação a combustão é espontânea, sem precisar das velas de ignição. Um pequeno compressor mecânico do tipo roots trabalha para aumentar o tempo do ciclo de admissão e deixa a mistura mais pobre.
O motor Skyactiv-X já é usado no Mazda3 e no CX-30, onde produz 179 cv e 22,8 kgfm. Isso quando aplicado a um hatchback médio, no MX-5 o acerto pode ser diferente e render mais potência. No roadster esse motor será aliado a um cambio manual, com um automático sendo oferecido como opcional.
Outro fator importante para a Mazda é o peso baixo. Todos os seus modelos estão ficando mais leves nas novas gerações e o elétrico MX-30 pesa menos que elétricos similares. O MX-5 atual já pesa 961 kg na versão 1.5 de entrada e 1.058 kg na versão 2.0, será interessante ver se irão manter um peso similar ou se conseguirão abaixar ainda mais.
Não é apenas a Mazda que quer salvar os motores à combustão:
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Isso SIM seria um lançamento interessante… um hot hatch de verdade, uma bala nas estradas, sem precisar de V8…