Psicopatia e sadismo explicam desejo por escapamentos barulhentos, diz pesquisa

Pesquisa canadense aponta que motoristas com escapamento modificado têm maior tendência ao sadismo e falta de empatia

Escapamento de Mercedes AMG
Cientistas descobriram conexão inesperada entre veículos barulhentos e perfis psicológicos perigosos (Foto: Reprodução)
Por Eduardo Passos
Publicado em 05/01/2026 às 20h00

Uma nova pesquisa sugere que o desejo de modificar o carro para torná-lo mais barulhento pode ir além de uma simples preferência estética ou de performance. De acordo com um estudo-piloto conduzido pela Universidade Western, no Canadá, essa atitude está fortemente correlacionada a traços de personalidade sombrios, especificamente psicopatia e sadismo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O estudo, liderado pela professora Julie Aitken Schermer e publicado na revista científica Current Issues in Personality Psychology, entrevistou 529 estudantes de administração. Os pesquisadores analisaram a relação entre o interesse por veículos barulhentos e a chamada “Tétrade Sombria” da personalidade: narcisismo, maquiavelismo, psicopatia e sadismo.

Os resultados mostraram que homens jovens com pontuações mais altas em psicopatia (caracterizada por falta de empatia e frieza) e sadismo (prazer em causar sofrimento ou incômodo) eram os mais propensos a querer modificar seus escapamentos. Surpreendentemente, o narcisismo — frequentemente associado à busca por atenção — não foi um preditor significativo.

VEJA TAMBÉM:

“Os dados sugerem que esses indivíduos têm um desrespeito cruel pelos outros e podem até sentir prazer em perturbar as pessoas”, afirmou Schermer ao portal Psypost. Segundo a pesquisadora, o carro barulhento funcionaria não apenas como uma ferramenta de exibição, mas como um meio de impor presença de forma agressiva, comparável a um cão que late para intimidar.

A pesquisa concluiu que o sadismo foi o preditor mais forte para a intenção de modificar o silenciador do veículo. Embora o estudo tenha se focado em carros, os autores planejam expandir a investigação para incluir proprietários de motocicletas e caminhonetes com modificações sonoras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ednaldo Pereira 7 de janeiro de 2026

Qualquer dono de carro que não seja elétrico ou novo é sádico então?

Avatar
tom 7 de janeiro de 2026

Pior que tem gente que ainda quer justificar essa loucura.

Avatar
Wagner 7 de janeiro de 2026

Caramba,autopapo com uma matéria tão inútil como essa….que tal voltarmos a falar de carros?

Avatar
Felipe 7 de janeiro de 2026

Não me levem a mal: eu também não gosto de barulho de escapamento alto, mas considerei essa matéria bastante tendenciosa, sobretudo no título. Um estudo afirmar que indivíduos que sentem prazer em causar desconforto ou sofrimento nos outros apreciam barulhos de escapamento alto faz tanto sentido quanto dizer que esse mesmo tipo de pessoa gosta de agredir alguém — é tão previsível que se torna quase óbvio. Já o título “Psicopatia e sadismo explicam desejo por escapamentos barulhentos” induz à conclusão equivocada de que todos que gostam disso possuem traços de sadismo e psicopatia, o que claramente não corresponde à realidade. É quase como afirmar que todos que gostam de futebol são jogadores profissionais, apenas porque todos os atletas profissionais gostam de futebol

Avatar
Fábio 7 de janeiro de 2026

Não sabem mais o que fazer para tentar vender os carros lixos elétricos chineses..

Avatar
Jose 6 de janeiro de 2026

O mesmo deve ocorrer com que ouve carro com som alto…

Avatar
Deixe um comentário