Queda de preços dos carros usados: Mobiauto avalia o mercado
A plataforma de classificados revela que após a alta dos valores dos veículos seminovos, os preços começaram a cair
A plataforma de classificados revela que após a alta dos valores dos veículos seminovos, os preços começaram a cair
Após a alta dos preços dos carros usados, durante o auge da pandemia do novo coronavírus, a Mobiauto avaliou o mercado e detectou uma queda de preços e um novo comportamento do setor.
Desde março de 2020 o mercado brasileiro tem sofrido com a falta de alguns componentes nas linhas de montagem – em especial os semicondutores, que são dispositivos usados em todo tipo de veículo. Como consequência, as montadoras priorizaram a fabricação de modelos mais caros, restringindo os mais acessíveis.
VEJA TAMBÉM:
Diante deste cenário, houve a alta dos preços. A consequência direta foi a supervalorização dos usados, que acabaram acompanhando as altas dos modelos novos e ganharam ainda mais destaque, visto que o modelo zero estava caro… e não existia à pronta entrega. Esse efeito chegou a impulsionar, entre janeiro a dezembro de 2021, a média de 23,5% de reajustes nos modelos seminovos (de 1 a 3 anos de uso).
A Mobiauto fez um levantamento que redefine os melhores negócios, sob o ponto de vista financeiro, com os 19 modelos de até 10 anos mais procurados na própria plataforma.
Foram pesquisadas as cotações de ano-modelo 2013 até 2022, quando existiam, naturalmente, dos seguintes automóveis: Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker, Fiat Argo, Mobi, Strada e Toro, Hyundai HB20, HB20S e Creta, Jeep Renegade e Compass, Renault Kwid, Toyota Corolla, Corolla Cross e Hilux, VW Gol, T-Cross e Nivus.
A pesquisa levou em conta as cotações médias de todas as versões de cada modelo, em cada ano. E o fez em três etapas: agosto de 2021, março de 2022 e agosto de 2022. Somando-se as versões de todos esses carros, a pesquisa analisou preços de 600 automóveis, nos mais variados anos-modelos.
A partir dessa infinidade de dados, a Mobiauto chegou a conclusões interessantes:
Confira a lista dos dez mais valorizados, tendo como referência, neste ranking, a variação de preços entre agosto de 2021 e o mesmo mês de 2022.
“A conclusão é inequívoca: os carros usados vão cair de preço”, alerta Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, que foi o responsável direto pelo levantamento executado pela equipe de dados da Mobiauto. Ele ainda reforça:
“E cabe a nós, como um dos maiores instrumentos de vendas de carros e geradores de conteúdo na interpretação das tendências, advertirmos os consumidores: se você pensa em vender seu carro usado, faça isso logo. Os preços vão cair”
O Volkswagen Gol, que voltou a ser líder em procuras no último mês, teve sua saída do mercado anunciada a pouco tempo.
Entretanto, para quem quiser adquirir o último zero quilômetro do modelo poderá comprar a versão Last Edition. O valor especulado é que seja superior aos R$ 90 mil reais, uma vez que o modelo atual está a partir de R$ 85 mil.
Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube e ouça a dica do Boris sobre Renault Kwid elétrico no Spotify ou em outras plataformas de streaming.👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |