Radar que aplica multas por excesso de ruído está em testes no Brasil

A pedido da população, o radar que capta o ruído dos veículos foi instalado em avenida de Curitiba e está passando por uma fase de testes

radar capta ruido veiculos barulhentos curitiba parana
Dispositivo semelhante é utilizado em países como França e Inglaterra (Foto SMCS | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 03/10/2022 às 12h25

Com o intuito de reduzir o barulho do trânsito, a Prefeitura de Curitiba começou a testar um novo radar que monitora os ruídos dos veículos e, futuramente, poderá aplicar multa aos condutores que extrapolarem o limite estabelecido por mês.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Um sistema parecido já foi utilizado em países como a França e Inglaterra e, por aqui, está sendo desenvolvido pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito).

VEJA TAMBÉM:

O dispositivo foi instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã e fez parte do Setembro da Mobilidade, ação voltada para os pedestres e tecnologias menos poluentes no trânsito.

O detector de ruídos é instalado junto ao equipamento convencional responsável por aferir a velocidade dos veículos, mas capta imagens e amostras de som emitidos pelo escapamento dos automóveis que passam pelo local.

De acordo com Rosangela Battistella, superintendente de Trânsito de Curitiba, a iniciativa de instalação partiu da população devido ao barulho excessivo das vias.

O objetivo é utilizar o radar para identificar quais os veículos que emitem mais ruídos e em qual horário eles costumam circular. Com isso, a superintendente planeja reforçar a fiscalização durante o período constatado.

No entanto, vale lembrar que por se tratar de uma tecnologia nova e ainda em fase de testes, os ruídos excessivos capturados pelo radar ainda não poderá ser convertido em multa. Primeiro é necessário uma homologação do Instituto Nacional de Metrologia, o Inmetro, e da regulamentação de órgãos como o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
RODRIGO 17 de setembro de 2023

Isso precisa ser instalado o mais rápido possível principalmente nos bairros são muitas motos barulhenta, tinha q ter uma lei também pizzaria e restante serviço de motos somente com escapamento silencioso…

Avatar
Jair Lazaro Felix 19 de outubro de 2022

Muito interessante! Espero que seja aprovado e instalado em breve, pois estou cansado de acordar de madrugada com o barulho excessivo dos veículos, principalmente das motos. Percebe-se que a finalidade deles é realmente fazer barulho, aceleram muito e sem necessidade.

Avatar
Deixe um comentário