Ram 1500 Ramcharger é a picape elétrica que não precisa de tomada
A montadora norte-americana apresentou sua picape elétrica com extensor de autonomia, trazendo mais versatilidade
A montadora norte-americana apresentou sua picape elétrica com extensor de autonomia, trazendo mais versatilidade
As três grandes montadoras dos EUA estão em uma batalha para ver quem faz a melhor caminhonete elétrica. A Ram anunciou a opção mais sensata desse contenda junto do face-lift da 1500: o powertrain Ramcharger com um extensor de autonomia.
Todas as Ram 1500 Ramcharger trazem dois motores elétricos, um para cada eixo, que totaliza em 672 cv e 82 kgfm. Com isso, ela consegue acelerar de zero a 96 km/h em 4,4 segundos.
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Mas o destaque mesmo fica pelo motor V6 3.6 aspirado que vai sob o capô. Esse propulsor não envia força para as rodas, ele atua como gerador estacionário para recarregar o grande conjunto de baterias com 92 kWh de capacidade.
Juntando essas baterias com o tanque de gasolina com 102 litros de capacidade, a Ram 1500 Ramcharger consegue rodar 1.104 km. O motorista pode realizar longas viagens sem preocupação com pontos de recarga.
Caso o proprietário decida recarregar a Ram 1500 Ramcharger na tomada, existe a opção de carregamento em corrente contínua de 400 volts. O que não foi divulgada é a autonomia em modo puramente elétrico.
O plug é bidirecional, ou seja, também é possível usar a bateria da picape para recarregar outros veículos, ligar ferramentas ou até mesmo iluminar uma residência em caso de emergência. A Ram usou de exemplo que a 1500 Ramcharger é capaz de tocar um restaurante móvel, incluindo o refrigerador e o fogão.
Apesar de muitos usarem as picapes como carro de passeio, muitos norte-americanos ainda valorizam o uso desses veículos como ferramenta de trabalho. A Ram 1500 Ramcharger mantém as capacidades das versões a combustão, mesmo tendo toda essas tecnologias agregadas.
A capacidade de carga pode chegar a 1.190 dependendo da versão, já a capacidade de reboque é de até 6.350 kg. Esse powertrain está disponível em quase todas as versões da Ram 1500, incluindo a Tradesman voltada para o trabalho pesado.
A bateria de altavoltagem permite que a picape seja usada para tocar ferramentas. Existem tomadas de padrão caseiro na cabine e na caçamba. A tampa bipartida e as RamBox nas laterais do compartimento de carga ajudam nessa versatilidade.
A Ram 1500 Ramcharger vêm como alternativa de maior autonomia para a REV, que não possui o gerador à gasolina. Ambas estão programadas para estrear no mercado norte-americano em 2024.
A Ram 1500 REV também conta com dois motores elétricos, que geram 663 cv em conjunto. O seu diferencial fica por conta de sua bateria monstruosa: são 229 kWh de capacidade. É a maior já usada em um carro elétrico, superando até mesmo o mamute GMC Hummer EV.
Mesmo com toda essa capacidade de armazenar energia, a Ram 1500 REV possui autonomia de 800 km. E caso não haja um carregador rápido de 350 kW disponível, será preciso de longas horas para encher essa bateria.
Muitas marcas apostam em usar nomes consolidados, ou do passado, em seus elétricos. A Ram não fez diferente com essa 1500 elétrica equipada com extensor de autonomia.
O nome Ramcharger estreou na Dodge em 1974, era um SUV de duas portas derivado das caminhonetes Série D. Sua concepção era similar a do Ford Bronco de do Chevrolet K5 Blazer da época, oferecendo teto removível para quem curtia esportes ao ar livre.
O SUV teve duas gerações nos EUA, sendo produzido até 1993. No México, a segunda geração ganhou uma sobrevida até 1996 e ainda houve uma terceira geração, feita até 2003.
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