Ram 1500 ganha versão para brigar com F-150 Raptor
A versão mais esportiva da caminhonete trazia um motor superlativo com mais de 700 cv, agora ela adota um seis em linha biturbo mais civilizado
A versão mais esportiva da caminhonete trazia um motor superlativo com mais de 700 cv, agora ela adota um seis em linha biturbo mais civilizado
Com o fim do motor V8 Hemi, a Ram 1500 ficou sem a versão TRX com mais de 700 cv. A montadora apresentou agora uma sucessora, a RHO, que mantém o conjunto de suspensão mas adota um motor menos potente.
A Ram 1500 RHO adota uma versão mais forte do seis cilindros em linha Hurricane biturbo, com 548 cv e 72 kgfm. Seu alvo é a Ford F-150 Raptor, que usa um V6 biturbo de 456 cv.
VEJA TAMBÉM:
Isso faz que a caminhonete acelere de zero a 96 km/h em apenas 4,6 segundos e leve 11,7 s para atingir 161 km/h. A velocidade máxima é limitada em 190 km/h, já que o conjunto de pneus e suspensão são focados no fora de estrada.
Apesar de toda a potência do motor, o destaque nesse tipo de caminhonete esportiva para o fora de estrada fica no chassi. A Ram 1500 RHO traz uma evolução do conjunto que era usado pela TRX, mesmo tendo que lidar com menos potência.
A bitola é 20,3 cm maior que a de uma Ram 1500 comum, as rodas de 18 polegadas usam pneus com 35 polegadas de diâmetro e a suspensão elevada resulta num vão livre de 30 cm. Os amortecedores Bilstein Black Hawk e2 são adaptativos e o eixo traseiro é um Dana 60 com bloqueio eletrônico.
Na parte de ser uma caminhonete, a Ram 1500 RHO ainda mantém boas capacidades para seu segmento: a capacidade de carga fica em 689 kg e a de reboque é de 3.801 kg. Lembrando que o foco da suspensão é o fora de estrada, por isso leva menos carga que uma Fiat Strada de cabine simples que é focada no trabalho.
A linha 2025 da Ram 1500 foi lançada no final de 2023 com foco nas versões de maior volume. Agora, com a chegada da RHO, a montadora apresentou mais duas versões com apelo off-road e mais acessíveis que a concorrente da F-150 Raptor.
A 1500 Warlock é a nova opção mais barata para quem procura uma Ram 1500 e pretende usar fora do asfalto. Esse nome já era usado na 1500 Classic com a mesma proposta, agora vem para a geração nova.
Sus suspensão traz preparação mais leve que o da versão Rebel: os amortecedores são Bilstein e a suspensão é elevada em 2,5 cm em relação ao modelo básico. O pacote inclui bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e proteções na parte inferior da carroceria.
Já o modelo Rebel X veio para comemorar os 10 anos dessa versão off-road. Ele vem com o pacote mais completo de equipamentos do Rebel e suspensão 2,5 cm mais alta, complementada pelos pneus de 33 polegadas.
A Ram 1500 Rebel X ainda traz o cruise control off-road, que faz leitura do terreno 100 vezes por segundo para ajustar a suspensão, a direção e a aceleração da caminhonete.
A linha 2025 da Ram 1500 não chegou ainda ao Brasil, nas concessionárias ainda estão o modelo anterior ao face-lift e com motor V8. A montadora deverá atualizar a gama local com o decorrer do ano.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |