Ram 2500 e 3500 atualizadas são lançadas com novo câmbio
As maiores picapes vendidas no Brasil foram atualizadas em sua terra natal, as novidades deverão chegar aqui no segundo semestre
As maiores picapes vendidas no Brasil foram atualizadas em sua terra natal, as novidades deverão chegar aqui no segundo semestre
A Ram revelou em 2024 o visual das grandalhonas 2500 e 3500 para poder rodar com elas em testes sem usar disfarces. Agora a montadora norte-americana realizou o lançamento de fato dessa reestilização nos EUA.
Mesmo com a chegada da irmã menor 1500, da Ford F-150 e da Chevrolet Silverado, os modelos 2500 e 3500 da Ram ainda são as caminhonetes grandes mais vendidas no Brasil. O lançamento desse face-lift no Brasil é dado como certo, com o portal Autos Segredos apontando que chegará por aqui no segundo semestre.
VEJA TAMBÉM:
As maiores mudanças visuais nesse face-lift estão na dianteira. Agora todas as grades possuem uma curva na base, que virou a marca registrada da marca. Os faróis passaram a ser divididos, com quatro projetores de LED para cada lado.
O interior seguiu o que vimos na Ram 1500, já que as cabines são compartilhadas. O destaque fica para a nova geração da central multimídia vertical e a opção para uma segunda tela exclusiva para o passageiro.
A Ram 2500 e a 3500 seguem oferecendo o seis cilindros em linha Cummins 6.7. Nos EUA existe a opção pelo motor V8 6.4 Hemi a gasolina, o último da família.
O que interessa para nós é o motor turbodiesel. A versão “básica” dele produz 365 cv e 110 kgfm, a mais forte, chamada de High Output, rende 436 cv e 148,6 kgfm. A Ram sempre importou para cá a versão menos potente, que já dá conta do recado pois não possui concorência.
A principal mudança nesse trem de força foi a adoção da vela de aquecimento, que ajuda na partida a frio. O antigo câmbio automático de seis marchas deu lugar a caixa de 8 marchas da ZF, que já era usada com os motores a gasolina.
Esse câmbio novo ajudou a baixar a aceleração de zero a 96 km/h de 8 segundos para 6,9 segundos. Isso é apenas um exemplo de como as marchas adicionais ajudaram, ter mais relações também melhorou o comportamento quando carregada ou rebocando.
Segundo a Ram, a capacidade máxima de reboque é de 16,6 toneladas. Antes a 3500 só era homologada para a maior capacidade com relação de diferencial mais curta, agora com a caixa de 8 marchas ela também possui a capacidade com uma relação mais longa.
Além da 2500 e da 3500 voltadas para o público generalista, a Ram lançou essas melhorias para os caminhões 4500 e 5500. Esses modelos são vendidos na configuração chassi-cabine e não contam com os modelos de luxo.
Atualmente o Brasil recebe a Ram 2500 na versão Laramie, a 3500 vem na Laramie e na Limited Longhorn. Elas se diferenciam por aqui com a primeira usando molas helicoidais na traseira e a segunda com feixe de molas. Capacidades de carga e de reboque também mudam.
Se a Ford e a Chevrolet não decidirem lançar modelos maiores com motor diesel, as novas picapes gigantes da Ram tem tudo para manter na liderança.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |