Ram confirma linha de elétricos, que pode incluir modelos Fiat brasileiros
Marca confirmou o lançamento de uma picape elétrica em 2024: até 2030, elétricos estarão em todos segmentos de atuação da gama
Marca confirmou o lançamento de uma picape elétrica em 2024: até 2030, elétricos estarão em todos segmentos de atuação da gama
Os carros elétricos vêm ganhando espaço nos EUA, com vendas cada vez mais altas. Porém, o tipo de veículo mais vendido por lá são as picapes e nenhuma delas dispõe desse tipo de propulsão no mercado. Ford, GMC, Tesla, Lordstown, Rivian e Bollinger já apresentaram picapes elétricas, mas ainda não iniciaram as vendas. Agora é a vez da Ram entrar nessa festa.
A divisão de veículos de carga da Stellantis divulgou o primeiro teaser de sua primeira picape elétrica, que está prevista para ser lançada em 2024. Essa picape será feita sobre uma nova arquitetura elétrica, com chassi separado da carroceria, específica para picapes grandes.
VEJA TAMBÉM:
Essa picape Ram elétrica terá o porte do modelo 1500, mirando na Ford F150 Lightning como competidora. Porémm, o teaser revelado pelo CEO da Ram, Mike Koval, mostra um desenho menos tradicional que o da F150, mais próximo da proposta futurista da gigante GMC Hummer.
Essa picape grande será apenas um pontapé inicial para a linha elétrica da Ram. A promessa é que até 2030 o fabricante ofereça pelo menos uma opção elétrica em cada segmento em que atua. Isso inclui furgões médios e grandes, as já citadas picapes grandes e veículos novos como uma inédita picape média.
Outra promessa é que essas versões elétricas terão as mesmas capacidades das versões à combustão, incluindo capacidade de carga, de reboque, volume de carga e desempenho. Para os EUA, estão prometidos também postos de recarga e capacidade de carga rápida.
No vídeo de apresentação, o futuro elétrico da Ram é mostrado uma foto com a linha global completa da marca. Isso inclui três modelos Fiat conhecidos do Brasil: Fiorino, Strada e Toro. Esses veículos são vendidos pela Ram em alguns países da America Latina: a picape Toro, inclusive, é de um segmento que está crescendo nos EUA.
Nos planos para 2030 foram confirmadas quatro plataformas elétricas, três para utilitários com construção tipo monobloco e uma para utilitários com chassi separado da carroceria. As plataformas de monobloco são divididas entres pequena, média e grande.
As plataformas pequena e média podem abrigar sucessores elétricos para Strada, Fiorino e Toro. Falta saber se serão apenas para os mercados onde esses carros são vendidos como Ram ou se podem chegar ao Brasil na bem sucedida gama de comerciais leves da Fiat.
Fotos: Ram | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |