Quase todos os carros da Tesla precisam passar por recall
O órgão de segurança viária dos EUA alegou que o sistema semiautônomo da marca não avisa quando é desativado e isso pode levar a acidentes
O órgão de segurança viária dos EUA alegou que o sistema semiautônomo da marca não avisa quando é desativado e isso pode levar a acidentes
O NHTSA, órgão do governo estadunidense responsável pela segurança viária, obrigou a Tesla a convocar praticamente todos os seus carros para um recall. O motivo é o sistema de direção semiautônoma da marca, o Autopilot.
As autoridades já estava investigando o sistema desde a ocorrência de alguns acidentes fatais em carros da Tesla guiados por esse sistema. A justificativa do NHTSA foi:
a proeminência e o escopo dos controles [do Autosteer] podem não ser suficientes para evitar o uso indevido do recurso avançado de assistência ao motorista SAE Nível 2 pelo motorista.
VEJA TAMBÉM:
A Tesla chama esse sistema de Autopilot e promovia como uma direção autônoma. Porém ele nada mais é que uma combinação de cruise control adaptativo com assistente para permanência em faixa, assim como o Honda Sensing e outros pacotes ADAS que vemos em carros fabricados no Brasil.
Esse sistema é classificado como nível 2 pela SAE, ou seja, exige atenção constante do motorista e exige que ele esteja com as mãos no volante. Caso ele encontre uma situação que não saiba lidar e, por isso, tenha que ser desativado, é preciso alertar o motorista.
Porém o NHTSA reconheceu que o sistema não alerta o motorista que está desativado. Podendo até induzir o condutor ao erro por não ter essa clareza. Isso pode fazer que o motorista distraído continue assim o Autopilot desligado e se envolva num acidente.
O recall envolve 2.031.220 unidades de todos os carros da linha da Tesla. A montadora realizará as correções através de uma atualização remota.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |