Recall do airbag: Takata faz mais uma vítima

Mais de 100 milhões de veículos equipados com os airbags da Takata foram recolhidos em todo o mundo na última década

airbags takata nitrato amonia portal
Falha foi atribuída a pelo menos 36 mortes (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 05/09/2024 às 19h02

O airbag Takata fez mais uma vítima nos Estados Unidos e chegou a 28 no país. Embora esteja ganhando espaço no noticiário agora, o acidente aconteceu em 2018, e é mais um lembrete do risco que essas bombas-relógio representam e a importância de fazer o recall.

VEJA TAMBÉM:

Recall do airbag Takata

A National Highway Traffic Safety Administration ( NHTSA ) revelou que o motorista de um Honda Civic 2004 morreu em um acidente em 2018 no Alabama devido ao airbag. Esta é a 20ª morte relacionada à Takata ocorrida nos EUA envolvendo um veículo Honda/Acura.

Pelo menos 36 mortes foram atribuídas aos airbags defeituosos em todo o mundo, com outras mortes confirmadas, em países como a Malásia e na Austrália. A Honda afirma que o Civic, que bateu em 2018, estava em alta velocidade e isso dificultou a determinação da causa da morte do motorista.

No Brasil temos 14 fabricantes convocando modelos para o recall e os airbags já vitimaram ocupantes dos veículos. E ainda existem 2,5 milhões de recalls pendentes em modelos que estão rodando aqui no país.

Como funcionam os airbags

Os infladores de airbag da Takata têm nitrato de amônio que pode se deteriorar ao longo do tempo em altas temperaturas e alta umidade. Em caso de colisão, o airbag pode ser acionado com muita força, explodindo uma peça de metal que envia estilhaços para dentro do carro. A falha não foi atribuída apenas a pelo menos 36 mortes, mas também a mais de 400 feridos só nos EUA.

Mais de 100 milhões de veículos equipados com infladores de airbag Takata foram recolhidos em todo o mundo na última década, incluindo 67 milhões nos Estados Unidos. A Honda usou mais desses airbags Takata do que qualquer outra marca. A marca japonesa diz que substituiu ou foi responsável por mais de 95% dos airbags recolhidos em seus veículos.

Nessa matéria explicamos como consultar se seu carro tem recall pendente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário