Mais um recall do Chevrolet Bolt, agora, por choque no motorista
Usuários do SUV elétrico da marca norte-americana, lançado no Brasil neste ano, estão tendo problemas ao desplugar o carregador
Usuários do SUV elétrico da marca norte-americana, lançado no Brasil neste ano, estão tendo problemas ao desplugar o carregador
A GM volta a chamar os donos do Chevrolet Bolt para recall, por risco de choque durante a recarga. Detectado o problema, a empresa estudou desde março deste ano seu sistema elétrico e descobriu uma incompatibilidade entre o cabo de recarga (produzido pela Webasto) e o software que controla o sistema. Ele deveria cortar a corrente quando o motorista o retira da tomada, para evitar uma falta de aterramento. Ao falhar, ele provoca o choque elétrico em quem manuseia o cabo. Mas os testes da GM revelaram que, se ocorrer, o choque é extremamente rápido, de 1/40 segundo.
O recall envolve quase 11 mil unidades, a maioria nos EUA, e apenas o Bolt EUV. E só ocorre no caso de recarga com o cabo fornecido junto com o automóvel, não nos postos de recarga. Os carros envolvidos foram produzidos em 2022 e 2023 e o recall foi iniciado na semana passada.
VEJA TAMBÉM:
A GM Brasil ainda não se manifestou sobre este problema, que não envolve o Bolt hatch, apenas o UV (EUV), embora os dois tenham mesmo sistema elétrico, com motor de 150 kw de potencia (203 cv) e bateria com capacidade de 65 kW. Mas a incompatibilidade está no cabo de recarga fornecido como equipamento no Bolt EUV.
A GM precisa prestar mais atenção em seu departamento de engenharia elétrica, pois este já é o terceiro recall do Bolt. O primeiro foi por possiblidade de incêndio na bateria, fornecida pela coreana LG. A empresa chegou a paralisar sua produção durante 10 meses, até resolver o problema que ocorria com baterias produzidas pela LG na Coreia do Sul e também nos EUA.
A possibilidade de incêndio atingiu proporções alarmantes e a fábrica recomendou aos proprietários do Bolt que não o estacionassem em garages no interior das casas e alguns estacionamentos públicos chegaram a proibir a entrada do Chevrolet elétrico.
O segundo recall, no final de 2022, foi também por risco de incêndio, não da bateria, mas do gás que provoca o pré-tensionamento do cinto de segurança no caso de impacto. Ele incendiava o revestimento da coluna B (entre as janelas dianteira e traseira) e a solução foi aplicar uma chapa metálica sobre ele.
Vários proprietários do Bolt, insatisfeitos com o carro, avisaram judicialmente à GM sua pretensão de devolvê-lo. A fábrica ofereceu um outro modelo em troca, mas com motor a combustão. Eles negaram e as concessionárias foram instruídas a recebe-los de volta pagando um valor superior ao preço de mercado. Embora tenha chegado recentemente ao Brasil, o Bolt (hatch e SUV) está deixando de ser produzido nos EUA.
É uma situação extremamente embaraçosa para a GM pois, recentemente, sua CEO Mary Barra declarou que não vai investir em híbridos e passar diretamente dos modelos a combustão para os elétricos.
Carros elétricos de outras marcas também apresentam problemas técnicos, até por ser uma tecnologia incipiente, mas nenhuma nas proporções dos elétricos da GM.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Até choque no registro chuveiro me irrita… imagine um choque desses!
Por falar nisso resolvi o choque no chuveiro da casa da minha sogra que não possui aterramento com coneção Wago 221.