Governo oficializa cadastro do bom motorista e promete vantagens
Foi oficializado o Registro Nacional Positivo de Condutores, que irá bonificar os bons motoristas que não cometerem infrações
Foi oficializado o Registro Nacional Positivo de Condutores, que irá bonificar os bons motoristas que não cometerem infrações
Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 9 uma deliberação que prevê benefícios aos motoristas por meio do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), caso não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses. O RNPC já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
VEJA TAMBÉM:
O condutor que deseja se cadastrar no RNPC precisa fazê-lo através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou do Portal de Serviços da Senatran. Com o cadastro ele precisa aceitar uma autorização para que ele e os demais condutores visualizem o seu cadastro no RNPC. A consulta no registro, utilizando o nome completo ou o CPF, mostra apenas se o motorista está nele ou não.
Com a adoção do programa foi aberto um leque de possibilidades para os órgãos de trânsito e entidades privadas beneficiar os bons condutores. Dentre as opção estudadas estão as reduções e descontos em taxas, condições diferenciadas para locação de veículos e seguro, e descontos em pedágios e estacionamento.
O motorista poderá ser excluído do cadastro em quatro situações: quando o motorista receber pontuação na habitação por infração; quando o motorista tiver o direito de dirigir suspenso; quando sua habilitação for cassada ou vencida por mais de 30 dias; ou quando o cadastrado tiver cumprindo pena privativa de liberdade.
Alem de ser bom motorista no trânsito, é preciso ser bom na hora de cuidar do carro:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boris e caros leitores do AutoPapo: vocês acreditam em almoço de graça?
É uma boa medida do governo amigo… a questão principal não é a gratuidade ou cobranças eventuais posteriores para manutenção do sistema… a grande questão é: Não haverão Motoqueiros na lista de bons condutores! Por motivos obvios! rsrsrs Abraço!