Renault e Geely lançam empresa que fará apenas motores a combustão

Cada montadora terá 50% da Horse Powertrain, que será responsável por propulsores a explosão e sistemas híbridos

renault kardian teaser emblema grade
O etanol está nos planos (Foto: Renault | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/06/2024 às 12h02
Atualizado em 03/06/2024 às 12h22

Apesar de investir forte nos carros elétricos, a Renault não irá desistir tão cedo dos motores a combustão interna. A montadora francesa anunciou uma parceria com a chinesa Geely para criar a Horse Powertrain Limited, que irá desenvolver e produzir propulsores para ambos grupos.

Cada montadora terá 50% de participação nessa nova empresa. Ela irá trabalhar com motores a combustão e sistemas híbridos.

VEJA TAMBÉM:

A Horse Powertrain Limited nasceu de acordos feitos em julho de 2023. Sua sede será em Londres, na Inglaterra, com o cargo de CEO ficando com Matias Giannini e o conselho sendo presidido por Daniel Li.

Segundo o comunicado oficial, a Horse Powertrain será fornecedora de motores para a Renault, Geely, Volvo, Proton, Nissan e Mitsubishi. Ela irá atuar com diversas opções de propulsão e de combustíveis, incluindo etanol e hidrogênio.

renault kardian premiere 2024 laranja frente lateral e traseira 5
Plataforma que estreou com o Kardian já permite a eletrificação sem adaptações (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Tanto a Renault quando a Geely transferiram suas propriedades intelectuais de motorização para a Horse Powertrain. A nova empresa de motores já inicia as atividades com 17 fábricas em todo o globo, 9 clientes em 130 países, 5 centros de pesquisa e desenvolvimento, cerca de 19 mil colaboradores, produção de 5 milhões de motores anualmente e 15 bilhões de Euros de renda estimada.

Ambas empresas acreditam que o futuro do automóvel será feito com diversidade de alternativas para reduzir as emissões de carbono. Motores a combustão mais eficientes ainda são opções válidas.

Esse anuncio vai de encontro com a promessa da Renault de fazer híbridos no Brasil. a nova plataforma e o câmbio de dupla embreagem que estrearam com o Kardian já possuem predisposição para a eletrificação.

Ter incluído o etanol nesses objetivos para o futuro dá garantia de que estão trabalhando em soluções pensadas no Brasil.

A notícia também vai de encontro com a tendência de algumas montadoras voltarem atrás nos planos de fazer apenas carros elétricos. Recentemente a Mercedes-Benz e General Motors prometeram continuar com os motores a combustão e os híbridos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulinho 4 de junho de 2024

A nova Duster ficou show!!! A top de linha de cor prata é linda, baita motorzão espaço de sobra pra tudo, mas todo mundo diz que é muito insegura, tirou zero nos testes de segurança.
Acabei comprando o novo Honda hr-v.

Avatar
Deixe um comentário