Renault lança caminhões elétricos com 600 km de autonomia e recarga ultrarrápida

Novos modelos T 585 e T 780 estreiam arquitetura de eixo elétrico integrado e baterias de alta densidade; garantia chega a 1 milhão de quilômetros

Renault Trucks E Tech T 780 0
O novo eixo elétrico dos caminhões Renault Trucks permite instalar mais baterias (Foto: Renault | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 21/11/2025 às 14h00

Com foco na descarbonização do transporte rodoviário de longa distância, a Renault Trucks apresentou os novos modelos E-Tech T 585 e E-Tech T 780. Produzidos na fábrica de Bourg-en-Bresse, na França, os veículos chegam ao mercado europeu para ampliar a oferta de pesados com emissão zero, oferecendo autonomia de até 600 km.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Nova arquitetura e baterias NCA

A principal evolução técnica dos lançamentos reside na engenharia do chassi: a montadora adotou um novo eixo elétrico que integra motores e transmissão na parte traseira do veículo. A solução liberou espaço entre as longarinas, permitindo a instalação de módulos adicionais de bateria com design específico em formato de “L”.

O conjunto utiliza células com química NCA (níquel, cobalto e alumínio), selecionadas pela alta densidade energética. O modelo topo de linha, E-Tech T 780, conta com 780 kWh de capacidade, atingindo a autonomia máxima de 600 km.

Já o E-Tech T 585, configurado para equilibrar alcance e maior carga útil, dispõe de 585 kWh e roda até 460 km. Para assegurar a confiabilidade, a Renault Trucks oferece garantia de desempenho de 8 anos ou 1 milhão de quilômetros.

Recarga ultrarrápida

Visando a eficiência logística, os caminhões são compatíveis com o Megawatt Charging System (MCS). O padrão suporta potências de até 720 kW, permitindo que uma parada de 45 minutos — tempo coincidente com a pausa obrigatória dos motoristas na Europa — recupere cerca de 350 km de autonomia.

Disponíveis em versões trator 4×2 e 6×2, os modelos contam ainda com suspensão pneumática integral para facilitar manobras de acoplamento e conforto na estrada. A marca confirmou também a integração com serviços de gestão de frota, como o Optifleet, para monitoramento em tempo real de rotas e consumo de energia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário