Renault quer limitar a velocidade máxima dos seus carros
Medida teria como principal objetivo reduzir o número de carros da marca francesa envolvidos em acidentes com vítimas
Medida teria como principal objetivo reduzir o número de carros da marca francesa envolvidos em acidentes com vítimas
A Renault quer limitar a velocidade máxima dos seus carros a 180 km/h por uma questão de segurança. A ideia foi proposta pelo presidente da montadora francesa, Luca de Meo, em uma assembleia geral de acionistas da empresa em Paris. Segundo Meo, o excesso de velocidade é a causa de um terço dos acidentes de carro. As informações são da publicação Spiegel
Ainda de acordo com o executivo, a Renault quer equipar todos os seus veículos com um sistema automático de controle de velocidade denominado Safety Coach.
Isso ajusta a velocidade de acordo com os limites de velocidade locais e também leva em consideração condições como curvas perigosas, o clima ou a atenção do motorista. Informações complementares apontam que o primeiro modelo da marca a se adequar a proposta seria o Mégane E-Tech.
Se essa decisão for confirmada, a Renault irá seguira a sueca Volvo que em 2019 tomou essa decisão – desde 2020, os carros da marca estão limitados a 180 km/h.
“O limite de velocidade não é uma panaceia, mas vale a pena se puder salvar até mesmo uma vida humana”, disse o membro do conselho da Volvo Håkan Samuelsson.
A publicação Auto Motor und Sport informou que a linha de esportivos da marca não seria afetada: para isso, o grupo colocaria as variantes mais potentes sob a marca Alpine.
Na Alemanha, onde existem muitas estradas sem limite de velocidade, a discussão sobre estabelecer uma velocidade máxima é mais concreta. Em Brandenburgo, um limite de velocidade de 130 km/h foi introduzido em 2002 em um trecho de 62 km : o número de acidentes caiu pela metade. De 654 acidentes em três anos sem limite de velocidade para 337 acidentes em três anos a 130 km/h.
Entre 1996 e 2002, 1.850 pessoas ficaram feridas em acidentes nesse trecho da rodovia, enquanto no mesmo período após a introdução de 130 km/h, o número caiu mais da metade, para 799 feridos.
O radar também multa por andar devagar? Boris Feldman esclarece
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Vejo com frequência, motos potentes andando a 250km/h (ou mais), muito mais perigosas, e não vejo esses rodas-presas daqui dos comentários reclamarem… só andam com o freio de mão puxado e acham que os outros tem de andar também !
Acho justo esse limite de velocidade,afinal quem gosta de alta velocidade deveria se tornar piloto de corrida profissional.
Que absurdo isso, imagina os fabricantes das marcas BMW, Honda, Jaguar, etc, etc, também fossem pensar desata maneira, que a velocidade é a marca desses carros, ou eles só vão querer fabricar carroças.
Mais uma vez porcaria já é normal nesta marca de lixo
.
Achei um lugar pra andar nessa velocidade: o autódromo de Interlagos.
Onde tem estradas para andar nessa velocidade toda .
Aqui no brazucomenistão não precisa, a linha Dacia vendida aqui dificilmente passa de 150, na descida.
Se for um Logan 1.0 com 4 adultos e bagagem… você esta sendo bem otimista amigo, bem otimista aos 150km/h… só se o vento for a favor… hehehe e muito vento a favor…