Renault R17 volta a vida como restomod elétrico
O modelo é inspirado no clássico esportivo da década de 1970 e agora chega com tecnologia de sobra mas sem deixar de lado a exercia o antigo
O modelo é inspirado no clássico esportivo da década de 1970 e agora chega com tecnologia de sobra mas sem deixar de lado a exercia o antigo
Lançado em 1971, o Renault R17 marcou a década como um cupê esportivo e elegante, agora em 2024 ele retorna como um conceito transbordando tecnologia, elegância e também uma ideia futurista combinada de uma motorização elétrica.
VEJA TAMBÉM:
A nova criação une a marca francesa com o renomado designer Ora Ïto, que considerou o desafio e aplicou seu estilo ao novo conceito.
Revisitar um veículo icônico como o Renault 17 foi um desafio particularmente emocionante. Trabalhando ao lado da Renault, consegui articular minha visão artística para criar uma escultura à minha própria imagem.” Ora Ïto, Designer
.
R17 restomod, reinterpretado por Ora Ito, alinha-se perfeitamente com nossa abordagem de unir herança e inovação. O R17 fazia parte da cultura pop, um ícone dos anos 1970 com seu design de vanguarda e personalidade ousada. Este projeto celebra o design icônico original da Renault, ao mesmo tempo em que lhe dá um toque contemporâneo com novos recursos para criar uma experiência que transcende as gerações. Na Renault, temos orgulho de colaborar com designers talentosos e ousados como Ora Ïto, para reinventar nossos modelos icônicos, permanecendo fiéis ao espírito da marca.” afirmou Arnaud Belloni, Diretor de Branding e Vice-presidente da Renault.
Criado em colaboração com a equipe de design da Renault, o novo R 17 mantém a estrutura original do modelo, mas com significativas atualizações. A carroceria é 17 cm mais larga, o que melhora a aerodinâmica, e o design das rodas e asas proporciona um visual mais sofisticado.
O novo Renault R17 é movido por um motor elétrico de 270 cv e conta com um chassi de fibra de carbono que mantém o peso em torno de 1,4 toneladas. Sua cor “Galactic Brown” foi desenvolvida especialmente para o conceito, realçando sua aparência contemporânea.
Por dentro, o restomod combina o conforto original com toques modernos. O painel foi redesenhado, e os assentos receberam novos estofados em cetim e lã Merino, refletindo as tendências do design de interiores. Ainda, segundo a marca, a central multimídia atualizada e as pequenas telas geométricas atrás do volante são uma homenagem ao estilo do modelo original.
O Futuro do Design Automotivo
Ora Ïto descreve o projeto como um “teletransporte do Renault 17 para o futuro”, mantendo os detalhes mais marcantes do modelo, como a dianteira característica, enquanto introduz um toque futurista e minimalista. Para o designer, cada detalhe do carro foi pensado para combinar fluidez e modernidade, sem perder a essência do coupé esportivo original.
A Renault finaliza afirmando que o R17 Elétrico Restomod Concept celebra o encontro entre passado e futuro, reforçando a capacidade da Renault de unir herança e inovação, criando uma experiência automobilística que transcende gerações.
Com um design esportivo e sofisticado, o coupé de tração dianteira e motor longitudinal oferecia uma experiência avançada para a época, com tecnologias inovadoras e um estilo arrojado que refletia a cultura pop do período. Entre 1971 e 1979, mais de 92 mil unidades foram produzidas, solidificando seu lugar na história automobilística.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |