Renault 5 chega aos 50 anos e recebe conceito Diamant
Renault 5 Diamant ainda é um conceito, mas servirá de base para sucessor do Zoe, que deve ser apresentado em 2024
Renault 5 Diamant ainda é um conceito, mas servirá de base para sucessor do Zoe, que deve ser apresentado em 2024
O Renault 5 celebra 50 anos desde o seu lançamento em 1972, durante esse período foram comercializadas mais de 5 milhões de unidades do seu lançamento até 1984. O modelo é um dos mais emblemáticos da marca francesa e para comemorar meio século desde o seu lançamento foi desenvolvido um “restomod” 100% elétrico construído em parceria com o designer de interiores e de produto Pierre Gonalons.
VEJA TAMBÉM:
O R5 Diamant como foi chamado o projeto do sub compacto elétrico francês, conta com uma pintura em rosa fosco, que recebe pigmentos dourados, frente remodelada com faróis salientes, para-choques em tom de champanhe, rodas Alpine e novas maçanetas.
O ”teto solar” de lona, do tipo rag top, dá um charme característico dos modelos da época. O interior é bastante agradável e com destaque especial para o volante em mármore que tem um formato bastante incomum, em espiral, tendo as iniciais do arquiteto que projetou o modelo juntamente com o símbolo da marca.
O restante do interior é bastante minimalista com novos instrumento e tecnologias mais atualizadas.
As especificações do motor ainda não foram divulgadas, mas o que se sabe até agora é que será 100% elétrico.
Tendo em vista que estamos falando de um carro compacto da marca francesa que recentemente já colocou no mercado dois dos seus modelos da categoria de compactos com a motorização elétrica, provavelmente o Renault 5 deve levar o conjunto elétrico do Zoe, ou até mesmo do Kwid E-Tech.
O objetivo da Renault é construir uma reinterpretação do R5 visando substituir o Zoe até 2024. Então é possível o R5 seja o ponto de inspiração. Em 2021, a francesa apresentou o Renault 5 Concept, com linhas retilíneas e inspiradas no diabólico R5 Turbo, que utilizava motor 1.4 turbo de 160 cv, montado em posição central, atrás do banco do motorista.
De fato, escolher o R5 para dar uma leitura futurística e ao mesmo tempo nostálgica a seu próximo elétrico pode ser uma tacada de mestre. Afinal, estamos falando do carrinho que colocou a marca no segmento super mini e vendeu nada menos de 5 milhões de unidades.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |