Renault volta atrás e suspende, de novo, produção de fábrica na Rússia

Por pressões políticas e populares, Renault repensou decisão e decidiu paralisar as atividades em fábrica de Moscou

Renault vai paralizar produção na Rússia
Renault vai paralisar produção na Rússia (Foto: Renault | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 24/03/2022 às 14h52
Atualizado em 24/03/2022 às 15h15

Alguns dias após anunciar a retomada da produção em sua fábrica de Moscou, a Renault voltou atrás nesse posicionamento e decidiu suspender, novamente, as atividades no local.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No mês passado, as atividades foram paralisadas devido a uma “mudança forçada nas rotas logísticas existentes”. A Renault não confirmou oficialmente o motivo da nova paralisação mas, ao que tudo indica, pressões políticas podem estar por trás disso.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com a Reuters, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu que empresas francesas saíssem do mercado russo.

Renault, Auchan, Leroy Merlin devem deixar de ser patrocinadores da máquina de guerra russa, parar de financiar o assassinato de crianças e mulheres, o estupro.”

Ademais, a marca francesa enfrentou críticas nas redes sociais por reabrir a fábrica da Autoframos em Moscou. Assim, pessoas e figuras políticas ao redor do globo pediram um boicote à fabricante para pressioná-la a sair do mercado russo.

Rússia tem grande influência nos lucros da Renault

Os franceses lideram o mercado automotivo da Rússia e esse era um das causas da relutância da Renault em encerrar as operações no local. Além disso, o país governado por Vladimir Putin ameaçou nacionalizar as fábricas de empresas estrangeiras que abandonarem o mercado.

Ao todo, a fabricante detém 30% de todo o setor automotivo russo, que corresponde a 8% dos principais lucros da marca.

Além da paralisação, os franceses também vão avaliar as opções disponíveis com sua participação majoritária de 67,61% na Lada Auto Holding, que possui a maior fabricante de veículos da Rússia, a AutoVAZ.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário