A Renault estuda o retorno da Renaultsport com novos esportivos, mas a decisão final depende de custos e da demanda
A Renault tem repensado seu lugar no segmento de carros esportivos. O sucesso do projeto 5 Turbo 3E, um hatch elétrico de 533 cv e produção limitada, reacendeu o interesse da montadora em modelos de alto desempenho.
Fabrice Cambolive, CEO da montadora, afirmou em entrevista para a revista britânica Autocar que a Renault está “explorando outros modelos esportivos” e apresentará as primeiras propostas nos próximos meses, o que dá espaço para interpretar um possível retorno da divisão Renaultsport.
VEJA TAMBÉM:
Mesmo com o interesse, a volta dessa linha apresenta desafios. O gerente do Clio, Emmanuel de Jesus Pequeno, revelou que uma versão esportiva da nova geração do carro não está nos planos. O alto custo para transformá-lo em um hot hatch seria a principal razão. O reaproveitamento de motores existentes exigiria um desenvolvimento caro, o que seria economicamente inviável.
O Grupo Renault também discute qual marca deve carregar a bandeira esportiva. Cambolive deu a entender que a Alpine pode continuar como a divisão oficial de esportivos, deixando a Renault “normal” focada em carros de maior volume e eletrificação.
As primeiras propostas para o futuro da divisão devem ser apresentadas ainda em 2025. As ideias iniciais podem incluir esportivos elétricos mais acessíveis ou até edições especiais de modelos já existentes. O uso do nome Renaultsport ainda não está decidido, mas a Alpine provavelmente continuará sendo a marca-chefe para esportivos de alto nível. É nítido que a montadora quer voltar ao segmento de esportivos, mas precisa equilibrar os custos que vêm com essa decisão.
Dessa forma, o futuro da Renaultsport ainda é incerto, mas a aposta em novos modelos de alto desempenho, especialmente os elétricos, mostra que a marca continua disposta a inovar e a satisfazer os fãs de performance.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Ainda sonho com um Kardian RS com motor TCE 1.3 e câmbio manual de seis marchas, ou mesmo o excelente DCT. Seria um concorrente à altura do Pulse Abarth, coisa que Nivus GTS não conseguiu ser