Divisão esportiva da Renault pode voltar

A Renault estuda o retorno da Renaultsport com novos esportivos, mas a decisão final depende de custos e da demanda

Renault anunciou o fim da produção do Renault Sandero RS
A marca estuda agora o futuro da sua divisão de esportivos (Foto: Renault | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 16/09/2025 às 21h00

A Renault tem repensado seu lugar no segmento de carros esportivos. O sucesso do projeto 5 Turbo 3E, um hatch elétrico de 533 cv e produção limitada, reacendeu o interesse da montadora em modelos de alto desempenho.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Fabrice Cambolive, CEO da montadora, afirmou em entrevista para a revista britânica Autocar que a Renault está “explorando outros modelos esportivos” e apresentará as primeiras propostas nos próximos meses, o que dá espaço para interpretar um possível retorno da divisão Renaultsport.

VEJA TAMBÉM:

Custos e a rivalidade no mercado

Mesmo com o interesse, a volta dessa linha apresenta desafios. O gerente do Clio, Emmanuel de Jesus Pequeno, revelou que uma versão esportiva da nova geração do carro não está nos planos. O alto custo para transformá-lo em um hot hatch seria a principal razão. O reaproveitamento de motores existentes exigiria um desenvolvimento caro, o que seria economicamente inviável.

O Grupo Renault também discute qual marca deve carregar a bandeira esportiva. Cambolive deu a entender que a Alpine pode continuar como a divisão oficial de esportivos, deixando a Renault “normal” focada em carros de maior volume e eletrificação.

O que esperar do futuro

As primeiras propostas para o futuro da divisão devem ser apresentadas ainda em 2025. As ideias iniciais podem incluir esportivos elétricos mais acessíveis ou até edições especiais de modelos já existentes. O uso do nome Renaultsport ainda não está decidido, mas a Alpine provavelmente continuará sendo a marca-chefe para esportivos de alto nível. É nítido que a montadora quer voltar ao segmento de esportivos, mas precisa equilibrar os custos que vêm com essa decisão.

Dessa forma, o futuro da Renaultsport ainda é incerto, mas a aposta em novos modelos de alto desempenho, especialmente os elétricos, mostra que a marca continua disposta a inovar e a satisfazer os fãs de performance.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joaquim 16 de setembro de 2025

Ainda sonho com um Kardian RS com motor TCE 1.3 e câmbio manual de seis marchas, ou mesmo o excelente DCT. Seria um concorrente à altura do Pulse Abarth, coisa que Nivus GTS não conseguiu ser

Avatar
Deixe um comentário