Renegade V8: solução para acabar de vez com as reclamações
Norte-americano decidiu instalar V8 da Ram 1500 Rebel em seu Jeep Renegade, mas precisou praticamente desmanchar o carro inteiro
Norte-americano decidiu instalar V8 da Ram 1500 Rebel em seu Jeep Renegade, mas precisou praticamente desmanchar o carro inteiro
Volta e meia surgem reclamações sobre os motores do Jeep Renegade. Primeiro foi com as unidades de estreia que tinham motor 1.8 de 132 cv, considerados letárgicos demais para o jipinho. Depois veio a história do trocador de calor da transmissão. Hoje, a celeuma é a baixa de óleo do bloco 1.3 turbo.
Mas para o norte-americano Mike Martin nada disso importa. Isso porque ele resolveu trocar o motor de seu Renegade, ano 2015. Ele instalou nada menos que um V8 Hemi 5.7 retirado de um Dodge Charger R/T. Ele batizou seu projeto de Hemigade.
VEJA TAMBÉM:
Para quem não está familiarizado, é o mesmo motor que no Brasil equipa as picapes Ram 1500 Rebel, 1500 Limited e Classic. Mas para acomodar esse gigante, Martin precisou desmontar o Renegade quase que totalmente.
O primeiro desafio foi encontrar espaço no cofre do motor. Para isso foi preciso remover agregados e até mesmo a suspensão o foi afastada para caber o “veoitão”. Um imenso radiador e outros dois radiadores de óleo foram instalados logo à frente.
O próximo desafio foi acomodar a transmissão. Isso porque o Renegade foi projetado para usar motores transversais e com a caixa de marchas bem perto da roda esquerda. Mas o Hemi é um motor longitudinal e que conta com um transmissão gigantesca que invadiu a cabine do jipe.
Para isso foi necessário remover todo o assoalho e um novo foi feito sob medida para recobrir a caixa. Também foi instalado um diferencial traseiro, da Holley, já que o Challenger usa tração nas rodas traseiras.
Por conta disso, o conjunto de suspensão também foi modificado. Foi necessário montá-lo em um subchassi (que será afixado nas longarinas do novo assoalho) para comportar o eixo cardã e o diferencial. E se não bastasse, o Renegade teve as bitolas alargadas e recebeu novas capas para os para-lamas para recobrir os imensos pneus, com banda mais larga para suportar o torque extra.
Mas o serviço ainda não está concluído, Mike Martin posta cada avanço do projeto em seu canal no YouTube, em um ritmo bem diferente dos programas de preparação transmitidos em canais como Discovery Turbo. Mas o final da brincadeira o Muscle Renegade verá sua potência saltar de 188 cv para R$ 375 cv. Será que tudo vai dar certo?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Era melhor ficar com o charger RT e jogar o reneggade no lixo q e o lugar dele
Interessante esse “transplante” mecânico; agora, imaginando caso fosse o motor 2.9V6 turbo do Alfa Giulia Q4
Eu achei muito louco esse swap. Jeferson se bem não é uma ideia ruim não achei bacana ou melhor um motor diesel Cummins o ruim é o espaço pra colocar o motor nesse cofre q mais se parece uma tanque de lavar roupas ??.