Stellantis confirma Abarth no Brasil, com versões esportivas de verdade

A Stellantis havia insinuado uma volta da Abarth ao Brasil e agora chega a confirmação — a promessa é de fazer versões esportivas de verdade

teaser stellantis abarth logo sobre carroceria cinza
Ao que tudo indica, o o Pulse equipado com motor 1.3 turbo trará esse emblema (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 10/03/2022 às 12h19

O AutoPapo adiantou nessa semana que o retorno da Abarth no Brasil estava próximo. Agora a própria Stellantis confirma tal retorno com um teaser. O fabricante apenas revelou a foto acima, com o emblema do escorpião em um veículo pintado na cor Cinza Strato.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No anúncio a empresa apenas diz que chegará às concessionárias do país um “veículo projetado sob medida para quem é obcecado por performance, esportividade e que não abre mão de uma experiência única de direção que somente a ‘picada’ de uma marca provocante poderia proporcionar.”

VEJA TAMBÉM:

Porém, nossos colegas da revista Quatro Rodas já adiantaram qual é o carro que anúncio se trata, que poderá se chamar apenas Abarth Pulse. O SUV compacto trará sob o capô o motor 1.3 turbo de 185 cv que já equipa modelos maiores da Stellantis. O câmbio será o automático de seis marchas, nada de CVT para esse Pulse.

Um breve histórico da Abarth

O austríaco naturalizado na Itália Carlo Abarth foi um piloto de motocicletas antes da Segunda Guerra Mundial. Ele fundou a empresa Abarth & C em 1949, onde fazia carros de corrida baseados nos Cisitalia e também vendia peças de preparação para modelos da Simca. O escorpião foi escolhido como logo da empresa por esse ser o signo do zodíaco de Carlo Abarth.

Em 1951 ele mudou a sede da empresa para Turim e no ano seguinte começou a trabalhar com os carros Fiat. A parceria foi de sucesso, a ponto da Abarth ser comprada pelo fabricante italiano em 1971. A partir daí a preparadora passou a cuidar dos carros de corrida da marca e de suas filiais, além de assinar versões esportivas de rua como o Fiat Ritmo e o Autobianchi A112.

Após o fim do Stilo Abarth, a Fiat iniciou uma nova fase da preparadora, tratando ela como uma marca separada. Os Fiat Punto e 500 esportivos não traziam a marca da Fiat, apenas o escorpião. O Pulse Abarth nacional será assim, sem emblemas da Fiat. Porém não está certo se será vendido apenas como Abarth Pulse ou se ainda terá a Fiat no nome.

Enquanto não chega a versão apimentada do Pulse, confira nossa avaliação do modelo 1.0 turbo — que já é esperto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
alecs 10 de março de 2022

Há um problema a considerar : a suspensão alta ! os Abarth sempre foram carros rebaixados em termos de suspensão.acho que para ser um autêntico Abarth como o 500 ,passa pela preparação de rodas e suspensão “no limite ” como eles são !

Avatar
Deixe um comentário