‘Revelação’: chefão da Porsche se rende a Hyundai elétrico e admite copiar tecnologia

Após testar Hyundai Ioniq 5 N, executivos da marca alemã reconsideram uso de "truques" digitais para gerar emoção em carros a bateria

hyundai ioniq 5 n 442
O Ioniq 5 N conquistou elogios da Porsche ao unir desempenho extremo e emoção simulada (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 26/11/2025 às 20h00

Em um reconhecimento incomum entre concorrentes diretos, a alta cúpula da Porsche admitiu que o Hyundai Ioniq 5 N se tornou uma referência técnica para o desenvolvimento de seus futuros carros elétricos. Frank Moser, vice-presidente responsável pelas linhas 911 e 718 da marca alemã, classificou o esportivo coreano como uma “revelação” após testes comparativos, sinalizando uma mudança de diretriz em Stuttgart.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O foco da atenção dos alemães não está apenas na velocidade, mas na experiência de condução. Até recentemente, a Porsche era cética quanto ao uso de “truques” digitais, como a simulação de trocas de marcha e sons artificiais de motor. No entanto, a execução dessas tecnologias pela Hyundai no Ioniq 5 N convenceu os executivos de que é possível criar conexão emocional em um veículo a bateria.

hyundai ioniq 5 n 3
Trocas de marcha do Ioniq 5 N são feitas por borboletas no volante (Foto: Divulgação | Hyundai)

VEJA TAMBÉM:

Dilema do Porsche 718 elétrico

A validação do modelo coreano ocorre em um momento crucial: o desenvolvimento dos substitutos elétricos do 718 Boxster e Cayman. Moser indicou que a Porsche estuda implementar algo similar ao sistema N e-Shift da Hyundai, que simula os trancos e o comportamento de um câmbio de dupla embreagem, para garantir que os novos modelos mantenham a essência da marca.

2025 hyundai ioniq 5 n 106 663249ef6e243

A quebra de resistência atingiu até a divisão mais purista da montadora: Andreas Preuninger, chefe da divisão GT (responsável pelos modelos mais extremos da Porsche), que historicamente criticava artifícios em EVs, também se mostrou impactado. Ao ver o funcionamento do sistema de simulação de marchas e ruído do Ioniq 5 N, sua reação foi de surpresa positiva, admitindo que o recurso traz um nível de engajamento antes impensável para o segmento.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário