Após testar Hyundai Ioniq 5 N, executivos da marca alemã reconsideram uso de "truques" digitais para gerar emoção em carros a bateria
Em um reconhecimento incomum entre concorrentes diretos, a alta cúpula da Porsche admitiu que o Hyundai Ioniq 5 N se tornou uma referência técnica para o desenvolvimento de seus futuros carros elétricos. Frank Moser, vice-presidente responsável pelas linhas 911 e 718 da marca alemã, classificou o esportivo coreano como uma “revelação” após testes comparativos, sinalizando uma mudança de diretriz em Stuttgart.
O foco da atenção dos alemães não está apenas na velocidade, mas na experiência de condução. Até recentemente, a Porsche era cética quanto ao uso de “truques” digitais, como a simulação de trocas de marcha e sons artificiais de motor. No entanto, a execução dessas tecnologias pela Hyundai no Ioniq 5 N convenceu os executivos de que é possível criar conexão emocional em um veículo a bateria.

VEJA TAMBÉM:
A validação do modelo coreano ocorre em um momento crucial: o desenvolvimento dos substitutos elétricos do 718 Boxster e Cayman. Moser indicou que a Porsche estuda implementar algo similar ao sistema N e-Shift da Hyundai, que simula os trancos e o comportamento de um câmbio de dupla embreagem, para garantir que os novos modelos mantenham a essência da marca.

A quebra de resistência atingiu até a divisão mais purista da montadora: Andreas Preuninger, chefe da divisão GT (responsável pelos modelos mais extremos da Porsche), que historicamente criticava artifícios em EVs, também se mostrou impactado. Ao ver o funcionamento do sistema de simulação de marchas e ruído do Ioniq 5 N, sua reação foi de surpresa positiva, admitindo que o recurso traz um nível de engajamento antes impensável para o segmento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|