Bom de bicicleta, Richarlison tem que pedalar para dirigir Evoque

Richarlison ainda não desfila na direção de 'carrões de jogadores', pois ainda não tem habilitação para dirigir no Brasil nem na Inglaterra

richarlison range rover
Craque ainda não possui CNH (Foto: Instagram Richarlison | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 25/11/2022 às 16h02

Richarlison se tornou o cara do momento no Brasil após uma atuação espetacular na estreia da seleção na Copa do Mundo no Catar contra a Sérvia. O ‘Pombo’ foi eleito o jogador da partida e confirmou a vitória da seleção canarinho ao marcar os dois gols da partida, sendo um deles de voleio.

Alguns jogadores de futebol gostam de dirigir carros de luxo, ou esportivos, mas esse não é o caso de Richarlison. Em uma de suas passagens pelo Brasil o craque até pousou na frente de uma Land Rover Evoque, mas não tinha permissão para dirigi-la, já que não tem habilitação para dirigir por aqui.

VEJA TAMBÉM:

Na verdade ele não pode dirigir em lugar nenhum já que, agora morando Inglaterra, confessou ter algumas dificuldades para se adaptar ao estilo de direção britânico, que tem como padrão a mão inglesa.

Mas o AutoPapo quer retribuir a alegria que o atacante proporcionou aos brasileiros na tarde da última quinta-feira e, como forma de agradecimento, preparou um passo a passo para o craque seguir e conseguir, pelo menos, dirigir a sua Evoque quando estiver de férias por aqui.

1. Inscrição para tirar a CNH

O primeiro passo de Richarlison é bem simples. Ele deve preencher o formulário de inscrição inicial online e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O cadastro também pode ser feito pessoalmente na sede do Departamento de Trânsito, na Ciretran das cidades do interior ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

2. Exames psicológicos (psicotécnico) e de aptidão física e mental (médico)

O segundo passo são os exames médico e psicotécnico. Normalmente eles podem ser agendados pelo telefone da Clínica que consta na taxa de inscrição inicial, ou pessoalmente – na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Vale lembrar que, dependendo do local que o atacante tiver, ele não poderá escolher o local em que fará o exame, mas poderá escolher data e horário, conforme disponibilidade das clínicas. O agendamento deverá ser feito por meio do número de telefone impresso no Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

A taxa dos exames médico e psicotécnico deve ser paga na clínica, em dinheiro, no dia do exame. Ainda na clínica será tirada a foto do candidato, que constará na Permissão para Dirigir (PPD) e, posteriormente, na CNH.

Se correr tudo bem com os exames, Richarlison poderá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran para iniciar as aulas de legislação.

3. Richarlison terá de passar pelo curso teórico técnico

Assim como quando tentou na Inglaterra, aqui no Brasil o camisa 9 também terá de fazer uma prova teórica. Porém, esta deve ser muito mais simples para ele, já que o craque confirmou que uma das dificuldades encontradas foi o teste estar totalmente em inglês.

Por aqui O Curso de Legislação é obrigatório e o candidato deve cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito. Após o término do curso, o candidato deve efetuar o pagamento do DAE da Prova de Legislação e fazer o agendamento do exame – pelo site do Detran ou na própria autoescola.

O atacante terá a opção de escolher dia, local e turno de realização da prova, mas não o horário. Para ser aprovado no exame de Legislação, a pontuação deve ser superior ou igual a 21 pontos.

4. Curso e exame de direção veicular

Após aprovação na prova de legislação, Richarlison deverá efetuar o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) antes de iniciar as aulas práticas.

Nesse caso, para dirigir a Land Rover Evoque, ele vai precisar da categoria B, que pede ao candidato no mínimo 20 horas/aula de prática veicular em via pública, sendo 1 hora/aula no período noturno.

Com as aulas concluídas o último passo é agendar o exame prático. Após pagar o DAE, o exame é marcado pelo Centro de Formação de Condutores e o dia, horário e local de realização da prova é escolhido pela Delegacia de Trânsito de cada cidade.

Se reprovado, o candidato poderá realizar novo exame após 15 dias. O agendamento deverá ser feito no CFC, na semana seguinte à semana da reprovação, mediante o pagamento de novo DAE.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário