Um anúncio de emprego revelou sem querer que a Rivian prepara direção eletrônica e traseira para seus próximos modelos, elevando agilidade e eficiência
A Rivian deixou escapar informações sobre novas tecnologias que podem estar presentes em seus veículos elétricos nos próximos anos. A revelação aconteceu por meio de uma vaga de emprego publicada online. A posição anunciada é para Engenheiro Sênior de Projeto e Liberação Mecânica em sistemas de direção. Na descrição, há dois recursos que ainda não existem nos modelos atuais R1T e R1S: a direção eletrônica (steer-by-wire) e a direção nas rodas traseiras (rear-wheel steering).
VEJA TAMBÉM:
A direção eletrônica pode substituir a ligação mecânica entre o volante e as rodas por um sistema totalmente controlado por sinais elétricos. Essa solução reduz o peso, corta custos de produção e ainda elimina componentes mecânicos. Entretanto, aumenta a complexidade de desenvolvimento.
Já a direção nas rodas traseiras permite que elas também girem, reduzindo o raio de giro e melhorando a manobrabilidade em estacionamentos, curvas fechadas e trilhas off-road.
Oficialmente, a Rivian ainda não anunciou nenhum plano com essa tecnologia. Um porta-voz afirmou que a empresa não responde às especulações sobre proteção futura. Mesmo assim, o fato de esses recursos constarem publicamente no anúncio da vaga indica que eles estão ativamente em planos de desenvolvimento.
Os modelos atuais da Rivian receberam atualizações para 2025, e a adoção dessas tecnologias deve ser algo previsto apenas para 2028. Existe uma chance de estreia antes: o Rivian R2, um SUV menor e mais acessível, está previsto para 2026 e pode incorporar essas tecnologias para reduzir o custo de produção.
Com a implementação de direção eletrônica e nas rodas traseiras, a Rivian mira competir diretamente com fabricantes como a Tesla, que já usa o sistema no Cybertruck, e a GMC, oferecendo maior agilidade, conforto e eficiência em seus veículos.
Além disso, o anúncio reforça que a empresa está em busca de profissionais especializados para acelerar a chegada dessas inovações ao mercado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |