Rivian revela, sem querer, novas tecnologias para seus elétricos

Um anúncio de emprego revelou sem querer que a Rivian prepara direção eletrônica e traseira para seus próximos modelos, elevando agilidade e eficiência

rivian r1t 2022 18
Marca norte-americana prepara novo conceito de direção para seus modelos elétricos (Fotos: Rivian | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 14/08/2025 às 10h00

A Rivian deixou escapar informações sobre novas tecnologias que podem estar presentes em seus veículos elétricos nos próximos anos. A revelação aconteceu por meio de uma vaga de emprego publicada online. A posição anunciada é para Engenheiro Sênior de Projeto e Liberação Mecânica em sistemas de direção. Na descrição, há dois recursos que ainda não existem nos modelos atuais R1T e R1S: a direção eletrônica (steer-by-wire) e a direção nas rodas traseiras (rear-wheel steering).

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Tecnologia e vantagens

A direção eletrônica pode substituir a ligação mecânica entre o volante e as rodas por um sistema totalmente controlado por sinais elétricos. Essa solução reduz o peso, corta custos de produção e ainda elimina componentes mecânicos. Entretanto, aumenta a complexidade de desenvolvimento.

rivian r1t cinza frente parado em praia
Rivian tem produtos sofisticados, mas sofre como o “eclipse” da Tesla

Já a direção nas rodas traseiras permite que elas também girem, reduzindo o raio de giro e melhorando a manobrabilidade em estacionamentos, curvas fechadas e trilhas off-road.

Planos para o futuro

Screenshot 2025 08 11 at 1 58 28 PM
“Junte-se à equipe de Engenharia de Hardware de Veículos da Rivian – Chassi – Desenvolvimento de Produto, como um colaborador essencial para dar vida aos nossos veículos elétricos de aventura. Como engenheiro, você será fundamental no desenvolvimento de componentes de hardware do sistema de direção do chassi, como colunas de direção, eixos intermediários, sistemas de direção assistida elétrica e avançados sistemas mecatrônicos de direção, como direção eletrônica (steer-by-wire), direção nas rodas traseiras (rear-wheel steering) e tecnologias avançadas de direção ADAS. Você conduzirá projetos de direção desde o conceito até o lançamento em produção, supervisionando construções pré-série, validação de engenharia e aprovação final, garantindo que nossos veículos estejam prontos para a estrada e além. Este é um ambiente altamente colaborativo, onde seu trabalho molda diretamente o futuro da Rivian.”

Oficialmente, a Rivian ainda não anunciou nenhum plano com essa tecnologia. Um porta-voz afirmou que a empresa não responde às especulações sobre proteção futura. Mesmo assim, o fato de esses recursos constarem publicamente no anúncio da vaga indica que eles estão ativamente em planos de desenvolvimento.

Os modelos atuais da Rivian receberam atualizações para 2025, e a adoção dessas tecnologias deve ser algo previsto apenas para 2028. Existe uma chance de estreia antes: o Rivian R2, um SUV menor e mais acessível, está previsto para 2026 e pode incorporar essas tecnologias para reduzir o custo de produção.

Com a implementação de direção eletrônica e nas rodas traseiras, a Rivian mira competir diretamente com fabricantes como a Tesla, que já usa o sistema no Cybertruck, e a GMC, oferecendo maior agilidade, conforto e eficiência em seus veículos.

Além disso, o anúncio reforça que a empresa está em busca de profissionais especializados para acelerar a chegada dessas inovações ao mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário