Britânicos constroem versão modernizada da Ferrari 250 GT SWB

Réplica com motor de 550 Maranello custa um quinto do preço de uma Ferrari original, que já foi arrematada por mais de R$ 50 milhões

rml 250 shortwheelbase 2024 frente movimento
RML 250 Short Wheelbase é uma réplica da Ferrari 250 GT SWB (Fotos: RML | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 27/03/2023 às 19h42
Atualizado em 27/03/2023 às 19h56

A preparadora britânica RML acaba de presentar a 250 Short Wheelbase, uma réplica da lendária Ferrari 250 GT (SWB), de 1962. Com preço de US$ 1,6 milhão (R$ 8,3 milhões) não se trata de um carro barato e que permitiria comprar alguns modelos novos da marca do Cavallino Rampante. Mas acredite: seu preço é um quinto do que custa um exemplar original da lendária “Berlinetta”.

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O carro mantém o visual da 250 GT, com entre-eixos curto de apenas 2,49 m, a razão do “short wheelbase”. O capô longo, traseira curta e coluna C sem janelas espias são idênticas ao cupê do comendador Enzo Ferrari.

rml SWB
Ponteiras alongadas e lanternas circulares remetem ao desenho original, mas com toque de modernidade

Como é o RML 250 Short Wheelbase?

  • O RML 250 Sport se enquadra como restomod, que é uma restauração com estilo e mecânica modernizada. Mas a carroceria do cupê não foi feita pela Ferrari. Trata-se de uma estrutura de fibra de carbono.
  • Como todo restomod, o RML 250 recebeu itens sofisticados como faróis e lanternas com luzes de LED, portas dianteiras sem quebra-vento, rodas modernas, com grandes freios a disco ventilados, maçanetas embutidas, e escapamentos de alta performance, mas que respeitam as ponteiras alongadas do carro original. Por outro lado elementos de estilo como o bocal do tanque e os piscas no para-lamas seguem ao desenho da Ferrari de 1962, mas foi deslocado do para-lamas para abaixo do para-brisas traseiro.
  • O fator Ferrari desse restomod está em sua mecânica. Ele utiliza componentes retirados da 550 Maranello, inclusive o V8 5.5 de 485 cv e 57 kgfm de torque, assim como a transmissão de seis marchas transeixo, em que a caixa é unida ao diferencial traseiro.
  • Por utilizar uma estrutura de fibra de carbono de aproximadamente 40 quilos, o cupê inglês é extremamente leve. Segundo o construtor ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.
  • Por dentro, o RML 250 mescla instrumentação moderna, mas com desenho retrô. O acabamento é primoroso e oferece. Destaque para os relógios ao centro do painel que seguem o mesmo lay-out da Ferrari, mas adiciona difusores de ar-condicionado. Afinal é um carro moderno travestido de clássico.

A Ferrari 250 GT SWB

1962 ferrari
Uma Ferrari 250 GT Berlinetta SWB original: o cavalo empinado na grade do radiador acresce pelo menos R$ 40 milhões no preço (Foto: Rex Gray | Creative Commons | Wikipedia)

A Ferrari 250 GT SWB foi lançada em 1962. Faz parte da ampla lista de versões da família 250. Seu grande trunfo era a combinação do motor Colombo V12 3.0, que teve potência ampliada de 237 cv para 280 cv. Apenas 176 unidades foram construídas, o que faz dessa Ferrari extremamente cara e cobiçada no mercado de carros clássicos.

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